AS REDES DE PAÍSES IMPORTADORES DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS NOS ANOS DE 2010 A 2014

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.37333

Palavras-chave:

Exportação. Pequenas e Médias Empresas. Internacionalização. Redes.

Resumo

As pequenas e médias empresas, por serem menores, acreditam que não podem se inserir no mercado internacional. Entretanto, esta percepção pode ser revogada dentro das empresas, principalmente as brasileiras; pois com um país com uma economia atualmente instável é preciso repensar as estratégias e aumentar o marketshere. Neste sentido, a exportação pode ser uma importante alternativa. Esta pesquisa visa analisar as redes de países importadores das PMEs no Brasil durante os anos de 2010 a 2014 por meio da identificação dos principais países de destino dos seus produtos e quais foram os valores FOB dólar de exportação durante os anos investigados. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com dados coletados na plataforma AliceWeb. Os principais resultados apontam que as PMEs possuem os Estados Unidos e Argentina como principais países de destino. Foi verificado que há certa similaridade ao longo dos anos analisados tanto pelas pequenas, quanto as médias empresas. É preciso maior esforço para crescimento da participação destes dois portes de empresas nas exportações brasileiras, além de diversificar mais os países que elas interagem.

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Biografia do Autor

Flávia Braga Chinelato, Universidade FUMEC

Doutoranda em Administração. Mestrado em Administração na Universidade FUMEC. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Gestão de Logística e Produção e Gestão de Negócios. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário UNA. Professora de pós-graduação, cursos de extensão e curta duração. Orientadora de trabalho de conclusão de curso nos cursos de pós-graduação. Profissional certificada pelo Instituto Cervantes (Espanha) no ano de 2009 com espanhol nível Superior. Experiência na área de Comércio Internacional, gestora dos projetos de exportação de ferramentas manuais e café gourmet, com diversas participações em feiras, missões e rodadas de negócios internacionais com Alemanha, Argentina, Canadá, África do Sul entre outros. Articulista sobre temas de marketing, logística e comércio exterior. Vivência internacional no Peru.

Fabio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC com projeto de proposição de metodologia e indicadores para o setor elétrico brasileiro, cunhado pelas teorias de capacidades dinâmicas e gestão do conhecimento. Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC (2014). Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação pela FUMEC (2009) e Graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade COTEMIG (2008). Atualmente é Professor do Curso de Graduação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), nas disciplinas de Algoritmos e Estrutura da Dados, Programação de Computadores, Editoração Gráfica e Eletrônica, Introdução a Sistemas de Informação e Introdução a Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Eric de Paula Ferreira, Universidade FUMEC

Bacharel em Sistemas de Informação pela FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (2008) e bolsista de iniciação cientifica pela FAPEMIG (2007), pós graduado em Gestão de TI pelo IETEC - Instituto de Educação Tecnológica, MBA em Administração de Projetos com Ênfase em TI pelo IETEC - Instituto de Educação Tecnológica, Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC e Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Trabalha como gerente de projetos na empresa AXXIOM - Tecnologia e Inovação e é professor da disciplina de Algoritmos no curso de Engenharia Civil na FEAD.

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Publicado

04-06-2018

Como Citar

Chinelato, F. B., Corrêa, F., & Ferreira, E. de P. (2018). AS REDES DE PAÍSES IMPORTADORES DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS NOS ANOS DE 2010 A 2014. Gestão &Amp; Aprendizagem, 7(1), 6–21. https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.37333

Edição

Seção

Artigos de Revisão