AS REDES DE PAÍSES IMPORTADORES DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS NOS ANOS DE 2010 A 2014
DOI:
https://doi.org/10.23179/g&a.v7i1.37333Palavras-chave:
Exportação. Pequenas e Médias Empresas. Internacionalização. Redes.Resumo
As pequenas e médias empresas, por serem menores, acreditam que não podem se inserir no mercado internacional. Entretanto, esta percepção pode ser revogada dentro das empresas, principalmente as brasileiras; pois com um país com uma economia atualmente instável é preciso repensar as estratégias e aumentar o marketshere. Neste sentido, a exportação pode ser uma importante alternativa. Esta pesquisa visa analisar as redes de países importadores das PMEs no Brasil durante os anos de 2010 a 2014 por meio da identificação dos principais países de destino dos seus produtos e quais foram os valores FOB dólar de exportação durante os anos investigados. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com dados coletados na plataforma AliceWeb. Os principais resultados apontam que as PMEs possuem os Estados Unidos e Argentina como principais países de destino. Foi verificado que há certa similaridade ao longo dos anos analisados tanto pelas pequenas, quanto as médias empresas. É preciso maior esforço para crescimento da participação destes dois portes de empresas nas exportações brasileiras, além de diversificar mais os países que elas interagem.
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Referências
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