Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Política & Trabalho é a publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB. Em circulação desde 1985, reflete o compromisso do PPGS-UFPB com a promoção de debates acadêmicos atualizados e de alta qualidade. Nas suas primeiras edições, a revista enfatizava temas relativos ao mundo do trabalho e à política, mas ao longo dos anos passou a ampliar o seu escopo de atuação para contemplar os mais diversos temas nas áreas da Sociologia e Humanidades. A revista publica artigos inéditos por meio de dossiês e propostas individuais, de fluxo contínuo, bem como entrevistas, resenhas e traduções. Nossa missão é promover um debate científico qualificado sobre temas acadêmicos relevantes, embasados em pesquisas empíricas e/ou análises teóricas. A Política & Trabalho se destina a promover o intercâmbio de conhecimento entre brasileiros e estrangeiros, sejam eles pesquisadores ou público interessado.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos submetidos na Política & Trabalho serão analisados no que diz respeito à sua adequação ao foco, escopo e política editorial da revista. Em até 30 dias posteriores ao dia da submissão, os(as) autores(as) serão informados(as) sobre o resultado dessa primeira avaliação, que corresponde ao desk review. Artigos aprovados nessa etapa serão submetidos a, no mínimo, dois pareceristas no sistema duplo-cego. O processo de avaliação duplo-cego, adotado pela P&T, tem por objetivo zelar pela qualidade e pertinência científica dos artigos, bem como pela impessoalidade no processo de avaliação. Todo o processo é realizado de forma a garantir o anonimato dos(as) autores(as) e pareceristas. Não havendo consenso entre pareceristas, um(a) terceiro(a) será convidado(a) para emitir parecer. Baseando-se nos pareceres, a Comissão Editorial se reserva o direito de tomar a decisão final acerca de cada submissão.
As submissões são avaliadas a partir dos seguintes critérios: relevância, atualidade e originalidade do tema; solidez teórico-metodológica; qualidade do tratamento dos dados empíricos; adequação e atualidade da bibliografia utilizada; coerência, qualidade da escrita e adequação às normas da ABNT e da Revista.
A decisão editorial contempla quatro possibilidades:
- “ACEITAR: o artigo será encaminhado para publicação, sem necessidade de revisão”;
- “REVISÕES REQUERIDAS: a publicação do artigo está condicionada à adequação às observações indicadas nos pareceres”;
- “SUBMETER NOVA RODADA: o artigo precisa de modificações que exigem uma nova rodada de avaliações";
- “REJEITAR: o artigo não é adequado para publicação na Revista de Ciências Sociais - Política & Trabalho”.
Após a realização das correções do artigo, conforme as indicações de pareceristas, o(a) autor(a) deverá submeter dois arquivos. O primeiro deles será uma carta aos editores, em que devem ser indicadas as respostas a cada um dos pontos apresentados nos pareceres. O segundo documento compreende o texto do artigo com as alterações realizadas em destaque, sem qualquer tipo de referência ou informações que possibilitem a identificação da autoria do manuscrito.
Política de Acesso Livre
Essa revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, e segue o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e promover a ampla democratização do conhecimento.
A P&T não cobra taxas de submissão, avaliação ou publicação de artigos como meio de financiamento. Os autores estão isentos de qualquer obrigação financeira com o periódico.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nessa revista serão utilisados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Periodicidade
Semestral.
Templates
Normas e instruções para os autores clique aqui.