Relações de troca e reciprocidade entre os participantes do Programa Bolsa Família em Campinas (SP)

Autores

  • André Pires Pontifícia Universidade Católica de Campinas Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Resumo

Baseado em entrevistas realizadas junto a 22 beneficiários residentes em Campinas (SP) que participam do programa de transferência de renda do governo federal, Bolsa Família, este artigo visa sugerir que a focalização e as condicionalidades, presentes no desenho desta política pública, podem ser vistas como instauradoras de uma relação de troca e reciprocidade entre os beneficiários e o Estado. Estes usos, até certo ponto não previstos das condicionalidades, indicam que a circulação de dons e contra-dons no âmbito do programa, ao invés de apenas enquadrá-lo na ótica de um Estado benevolente e tutelar, tem como efeito a produção de vínculos entre os parceiros e o fortalecimento de um sentimento de compromisso e de pertencimento social. Palavras-chave: Programa Bolsa Família, políticas públicas, educação, Campinas (SP) Abstract Based on interviews conducted with 22 beneficiaries living in Campinas (SP- Brazil) enrolled in the federal Conditional Cash Transfer Program, Bolsa Familia, this article seeks to suggest that the targeting and conditionality, established in this public policy, induct a relationship of exchange and reciprocity between the beneficiaries and the state. The circulation of gifts and counter-gifts under the program, rather than just indicate a policy from a benevolent state, produces links between partners and strengthening a sense of social belonging and commitment. Keywords: Bolsa Família Program, public policies, education, Campinas (SP)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Pires, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Mestre em Antropologia Social (Unicamp). Doutor em Ciências Sociais (Unicamp). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas

Downloads

Publicado

05.07.2013

Como Citar

Pires, A. (2013). Relações de troca e reciprocidade entre os participantes do Programa Bolsa Família em Campinas (SP). Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(38). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/14363

Edição

Seção

Nº 38 - DOSSIÊ 10 ANOS DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA