Família como armadilha: o outro lado da agricultura familiar

Autores

  • Loreley Gomes Garcia UFPB
  • Silvana Nascimento UFPB
  • Eduardo Sergio Soares Sousa UFPB
  • Josilene Ribeiro UFPB

Resumo

Apresentamos os resultados da avaliação de um projeto de desenvolvimento voltado para mulheres com o propósito de promover mudanças nas relações de gênero e contribuir para criar relações sociais mais igualitárias no meio rural. A pesquisa teve como foco o projeto Dom Helder Câmara e foi realizada nos Cariris da Paraíba, em assentamentos de reforma agrária e agrovilas. A proposta do PDHC é fomentar ações que gerem renda e, ao mesmo tempo, empoderar as mulheres no contexto da estratégia Gender and Developement (GAD). Contudo, ao longo da pesquisa, foram observados impasses e paradoxos entre o último objetivo e a opção pela agricultura familiar. Palavras-chave: gênero, empoderamento, projetos de desenvolvimento, assentamentos rurais Abstract We present the results of the evaluation of a development project focused on women whose purpose was to promote changes in gender relations and contribute to making more egalitarian the social relations in rural areas. The research focused on the project Dom Helder Camara, was held in Cariris of Paraíba, in agrarian reform settlements and rural villages. The purpose of PDHC is to foster actions that generate income and at the same time, empower women within the strategy Gender and Developement (GAD). However, during the research, impasses and paradoxes were observed between the last goal and the option for family agriculture.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loreley Gomes Garcia, UFPB

é professora Associada IV do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), após estágio na Universität Hamburg como bolsista DAAD. Realizou seus estudos de pós-doutorado na Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA) e foi Professora Visitante na Temple University (Filadelfia/EUA) e Visiting Scholar na Southern Oregon University (Ashland/EUA) como bolsista da Fundação Fulbright.

Silvana Nascimento, UFPB

é mestre e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora Adjunta de Antropologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB-Campus Litoral Norte). É pesquisadora associada do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU-USP), coordenadora do Grupo de Pesquisa em Etnografias Urbanas (Guetu/UFPB) e membro do Núcleo de Direitos Humanos e da Cidadania da UFPB. Faz parte do corpo editorial da coleção Sexta Feira - Antropologia, Artes e Humanidades.

Eduardo Sergio Soares Sousa, UFPB

Professor Adjunto do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Possui Doutorado em Sociologia e em Ciências da Saúde pela UFPB (2003). é chefe do setor de ginecologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley e coordenador da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia da UFPB.

Josilene Ribeiro, UFPB

Mestre em Sociologia e graduada em Comunicação Social - Relações Públicas, pela Universidade Federal da Paraíba. É professora assistente e pesquisadora da mesma instituição.

Downloads

Publicado

05.07.2013

Como Citar

Garcia, L. G., Nascimento, S., Sousa, E. S. S., & Ribeiro, J. (2013). Família como armadilha: o outro lado da agricultura familiar. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(38). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/15077