Batendo bola com Harold Garfinkel: a moral do futebol como ordem constituída

Autores

  • Jorge Ventura Morais UFPE

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar, seguindo a diferenciação estabelecida por Harold Garfinkel entre ordem instituída e ordem constituída, como, em um ambiente considerado com moldado por uma instituição, há espaço para uma ordem constituída pelos atores. Para isso, analiso três casos em que os atores sociais do futebol lidam com as regras de forma que as “recriam” à medida que as vivenciam. Palavras-chave: Etnometodologia, moral, futebol, regras, ordem constituída. Abstract Following the difference established by Harold Garfinkel between a constituded order and an instituted order, the aim of this paper is to analyse three cases in which footballers “recreate” the rules as they follow them, so that they establish a constituded order in an environment marked by an instituded order. Keywords: Ethnomethodology, morality, football; rules, constituded order.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Ventura Morais, UFPE

Professor associado do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq; foi coordenador adjunto do GT Esporte e Sociedade da Anpocs 2 e do GT Desportes y Ocio da ALAS 2011.

Downloads

Publicado

22.12.2013

Como Citar

Morais, J. V. (2013). Batendo bola com Harold Garfinkel: a moral do futebol como ordem constituída. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(39). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/17649

Edição

Seção

Nº 39 - DOSSIÊ NOS INTERSTÍCIOS DO (IN)VISÍVEL: Homenagem a José de Souza Martins