Ruínas e testemunhos: o lembrar através de marcas do passado

  • Myriam Sepúlveda dos Santos UERJ

Resumo

Com base em uma pesquisa desenvolvida a partir de entrevistas com funcionários e internos das antigas prisões que foram instaladas na Ilha Grande, este artigo procura mostrar que a construção do passado por meio de narrativas envolve sempre o esquecimento, que é parte da forma seletiva da lembrança, mas que também se impõe em experiências traumáticas. Embora a dificuldade de se manter um vínculo com o passado torne-se mais nítida quando os seus vestígios estão presentes apenas em ruínas e testemunhos, defende-se o argumento de que estes devem ser considerados importantes fontes de conhecimento. Palavras-chave: memória coletiva, esquecimento, trauma, prisões, ruínas. Abstract Based on a research developed from interviews with inmates and servants of old prisons installed in Ilha Grande, this article seeks to show that the construction of the past through narrative always involves forgetfulness, a part of a selective way of memory but it also imposes on traumatic experiences. Although the difficulty of maintaining a link with the past become clearer when their remains are present only in ruins and testimonies, we defend the argument that they should be considered important sources of knowledge. Keywords: collective memory, forgetting, trauma, prisons, ruins.

Biografia do Autor

Myriam Sepúlveda dos Santos, UERJ
Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; é a coordenadora do Grupo de Pesquisa Arte, Cultura e Poder e do Museu Afrodigital Rio. Foi professora visitante no IUPERJ e no Theory, Culture and Society Center, da Nottingham Trent University. Desenvolveu pesquisas em pós-doutorado no Centro de Estudos Latino-Americanos na University of Cambridge; Centro de Pesquisa sobre Relações Sociais (Université de Paris V), e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Publicado
2013-12-22
Como Citar
dos Santos, M. S. (2013). Ruínas e testemunhos: o lembrar através de marcas do passado. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICA & TRABALHO, 2(39). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/17653
Seção
Nº 39 - DOSSIÊ NOS INTERSTÍCIOS DO (IN)VISÍVEL: Homenagem a José de Souza Martins