PATO, CASTOR OU ORNITORRINCO? O dilema legalista da jornada de trabalho dos docentes dos institutos federais

Autores

  • Roniel Sampaio Silva IFPI
  • Cristiano das Neves Bodart USP

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo realizar algumas reflexões em torno do legalismo que dita o regime de trabalho docente nos Institutos Federais brasileiros. Para tanto, tomou-se um estudo de caso a fim de realizar análises e discussões mais concretas. Como ponto de partida, esclarece-se que há aqui um viés assumidamente partidário de uma causa: as melhores condições de trabalho do docente. O presente tema é oportuno em um cenário marcado pela apropriação do legalismo como forma de legitimação da precarização do trabalho do professor. Dentre as considerações finais realizadas, destaca-se que existe um “jogo” de interesses marcado pela utilização apenas dos deveres jurídicos do docente em detrimento dos seus direitos para determinar e delimitar sua jornada de trabalho.

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Publicado

23.02.2016

Como Citar

Silva, R. S., & Bodart, C. das N. (2016). PATO, CASTOR OU ORNITORRINCO? O dilema legalista da jornada de trabalho dos docentes dos institutos federais. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(43). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/22946