DA RAZÃO CONTRADITÓRIA AO IDEAL ASCÉTICO: o “trajeto antropológico” nas Políticas Culturais

Autores

  • Eduardo Portanova Barros Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS)
  • Francisco Coelho Cuogo Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS)

Resumo

Este artigo procura identificar características de um ideal ascético na prática institucional das Políticas Culturais. O aspecto sacerdotal de uma dimensão paternalista do Poder impõe à expressão da vontade (a Potência) a Lei do Pai e o bastão da ordem contra o instinto animal, a orgia dionisíaca e o erotismo pós-moderno de uma razão contraditória. Assim, cria-se esse fosso, aparentemente incontornável, entre o Instituído (uma cultura morta) e o Instituinte (uma cultura viva). O primeiro age na busca de um optimum, o máximo do sentimento de poder. O segundo age conforme sua natureza trágica: nem otimista nem catastrofista. Metodologicamente falando, procuramos inspiração na fenomenologia maffesoliana, sobretudo em Homo eroticus, que investiga irrealidades e não fatos, e no ensaísmo nietzscheano, especialmente em Genealogia da moral: uma polêmica, que procura a origem da má consciência, da negatividade, do espírito sombrio e da hostilidade à vida. Palavras-chave: Sociologia. Políticas culturais. Tribalismo cotidiano. Maffesoli.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Portanova Barros, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS)

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professor-pesquisador PNPD/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos (PPGCSU), pós-doutor em Ciências Sociais pela Unisinos e pela Sorbonne (Université de Paris - V).

Francisco Coelho Cuogo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unisinos (PPGCSU). Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

30.11.2016

Como Citar

Barros, E. P., & Cuogo, F. C. (2016). DA RAZÃO CONTRADITÓRIA AO IDEAL ASCÉTICO: o “trajeto antropológico” nas Políticas Culturais. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(44). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/23083