O COLAPSO DAS POLÍTICAS DE EMPREGO NO BRASIL: causas e perspectivas

Autores

  • Marcelo Alvares de Sousa Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

Resumo

O objetivo do artigo é debater o colapso das políticas de emprego no Brasil. A pesquisa analisa a execução físico-financeira das principais políticas ativas e passivas desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no âmbito do Programa de Seguro Desemprego, com base nos Relatórios de Gestão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no período 2004-2013.Os principais resultados sugerem uma situação de irrelevância das políticas ativas (com queda na quantidade de beneficiários e orçamentos estagnados ou decadentes) e de descontrole financeiro das políticas passivas (com crescimento na quantidade de beneficiários e um salto exponencial na execução orçamentária). A crise do Programa de Seguro Desemprego alcança a década de 2010, acompanhada de sinais de reforma das políticas ativas e de ausência de debate aprofundado sobre os rumos das políticas passivas. Palavras-chave: Brasil. Políticas de emprego. Programa de Seguro Desemprego. Ministério do Trabalho e Emprego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Alvares de Sousa, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

Doutor em Sociologia do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB) e membro da carreira de Estado de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Foi Coordenador-Geral no Departamento de Qualificação Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego entre 2001/2008 e desde 2008 atua com inclusão produtiva para populações em situação de pobreza no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Downloads

Publicado

30.11.2016

Como Citar

de Sousa, M. A. (2016). O COLAPSO DAS POLÍTICAS DE EMPREGO NO BRASIL: causas e perspectivas. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(44). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/24634