TEMPO DE URGÊNCIA E ESTRATÉGIAS PREVENTIVAS DE SAÚDE DOS TRABALHADORES

Autores

  • Leo Vinicius Maia Liberato Fundacentro

Resumo

O objetivo principal deste artigo é problematizar estratégias comunicativas de prevenção à saúde dos trabalhadores que se baseiam em uma racionalidade econômica da prevenção. A hipótese defendida é de que tais estratégias, a despeito de quaisquer outros motivos, tendem a ser ineficazes diante de um quadro de dissonância temporal, isto é, no qual o regime de urgência da atividade de trabalho impede a projeção temporal da saúde dos trabalhadores. Essa problematização é realizada com base na experiência do autor como bancário e cipeiro, e na literatura que versa sobre a nova temporalidade do mundo contemporâneo – marcada pela urgência, imediatismo e curtoprazismo –, que domina também as atividades econômicas. Por fim, conclui-se que, diante dessa nova temporalidade de urgência normalizada, torna-se ainda mais pertinente a adoção da perspectiva e do conceito de saúde ligados ao poder de agir dos trabalhadores, em detrimento do conceito de saúde como ausência de doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leo Vinicius Maia Liberato, Fundacentro

Possui doutorado (2006) e mestrado (2000) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-doutorado (2010) no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Tecnologista da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

Downloads

Publicado

26.06.2017

Como Citar

Liberato, L. V. M. (2017). TEMPO DE URGÊNCIA E ESTRATÉGIAS PREVENTIVAS DE SAÚDE DOS TRABALHADORES. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(45). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/24793