EDUCAÇÃO, SAÚDE E TRABALHO: o Programa Primeira Infância Melhor – PIM em São Lourenço do Sul/RS
Resumo
O presente artigo trata de revisar elementos do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), com o objetivo de investigar a importância e a relação do programa com a promoção da saúde e da educação, bem como abordar seu contexto histórico e metodológico no município de São Lourenço do Sul-RS. Através de um estudo bibliográfico qualitativo, realizou-se uma reunião de guias de orientação do programa, artigos e dissertações realizadas sobre o tema, destacando-se o fato de o programa basear-se, entre outros, nas teorias de Vygotsky e Piaget. Além disso, trabalhou-se com a fala de três visitadoras que atuam no referido contexto. As análises, tanto dos materiais quanto das entrevistas, foram feitas com base na Análise de Conteúdo. Concluiu-se que o PIM é de extrema importância para esse município, pois trabalha atuando nas áreas de vulnerabilidade social, levando informações que auxiliam nos cuidados para com as gestantes e no desenvolvimento integral das crianças, especialmente de zero a três anos, articulando, portanto, elementos relacionados à educação, saúde e trabalho. Palavras-chave: Educação. Saúde. Trabalho. Programa Primeira Infância Melhor.Downloads
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Publicado
30.11.2016
Como Citar
Timm, J. W., Padilha, D. C., Aragão, M. C., & Stobäus, C. D. (2016). EDUCAÇÃO, SAÚDE E TRABALHO: o Programa Primeira Infância Melhor – PIM em São Lourenço do Sul/RS. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(44). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/25435
Edição
Seção
ARTIGOS