EDUCAÇÃO, SAÚDE E TRABALHO: o Programa Primeira Infância Melhor – PIM em São Lourenço do Sul/RS

Autores

  • Jordana Wruck Timm Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Denise Castro Padilha Primeira Infância Melhor - São Lourenço do Sul
  • Milena Cristina Aragão Universidade Federal de Sergipe
  • Claus Dieter Stobäus Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo trata de revisar elementos do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), com o objetivo de investigar a importância e a relação do programa com a promoção da saúde e da educação, bem como abordar seu contexto histórico e metodológico no município de São Lourenço do Sul-RS. Através de um estudo bibliográfico qualitativo, realizou-se uma reunião de guias de orientação do programa, artigos e dissertações realizadas sobre o tema, destacando-se o fato de o programa basear-se, entre outros, nas teorias de Vygotsky e Piaget. Além disso, trabalhou-se com a fala de três visitadoras que atuam no referido contexto. As análises, tanto dos materiais quanto das entrevistas, foram feitas com base na Análise de Conteúdo. Concluiu-se que o PIM é de extrema importância para esse município, pois trabalha atuando nas áreas de vulnerabilidade social, levando informações que auxiliam nos cuidados para com as gestantes e no desenvolvimento integral das crianças, especialmente de zero a três anos, articulando, portanto, elementos relacionados à educação, saúde e trabalho. Palavras-chave: Educação. Saúde. Trabalho. Programa Primeira Infância Melhor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordana Wruck Timm, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação (PUCRS). Mestre em Educação (UCS). Psicopedagoga. Pedagoga. Bolsista CAPES. E-mail: jordanawruck@hotmail.com.

Denise Castro Padilha, Primeira Infância Melhor - São Lourenço do Sul

Especialista em Práticas Pedagógicas em Serviço de Saúde (UFRGS). Assistente Social. Coordenadora técnica do programa Primeira Infância Melhor de São Lourenço do Sul.

Milena Cristina Aragão, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação (UFS). Mestre em Educação (UCS). Psicóloga.

Claus Dieter Stobäus, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-doutor em Psicologia (Universidad Autónoma de Madrid-ES). Professor titular da Faculdade de Educação da PUCRS e do LASALLE.

Downloads

Publicado

30.11.2016

Como Citar

Timm, J. W., Padilha, D. C., Aragão, M. C., & Stobäus, C. D. (2016). EDUCAÇÃO, SAÚDE E TRABALHO: o Programa Primeira Infância Melhor – PIM em São Lourenço do Sul/RS. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(44). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/25435