IMAGENS DE “MÁ” VIZINHANÇA: It’s all true, de Orson Welles, e a desconstrução racial na forma cinematográfica

Autores

  • Luis Felipe Kojima Hirano Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás

Resumo

Pretende-se, neste artigo, analisar, a partir de fontes históricas, as diversas razões que explicam a não concretização de It’s all true, projeto de documentário de Orson Welles a pedido das autoridades da Política de Boa Vizinhança entre Brasil e Estados Unidos. Na mesma linha das pesquisas realizadas até o momento, sustento a hipótese de que a não realização do filme teve argumentos de cunho racial, como notícias de jornais e memorandos trocados pelas instituições estadunidenses e brasileiras, que patrocinavam o projeto, permitem revelar. Corroborando essa hipótese, busco demonstrar que o projeto de It’s all true desconstruía aquilo que chamo de segregação na forma cinematográfica, que seria a cristalização de relações raciais segregadas como um princípio estruturante da narrativa fílmica, que pautou os filmes hollywoodianos durante o Código Hays. Vale lembrar que tal forma foi ressignificada nos filmes da Cinédia e Sono filmes no Brasil, o que também explica a novidade do projeto de Welles em ambos os países. Palavras-chave: Política de boa vizinhança. Cinema. Orson Welles. Relações raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Felipe Kojima Hirano, Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás

Professor Adjunto (Classe A - Nível 1) de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutor em Antropologia Social pela mesma instituição. Tem experiência na área de Antropologia, com especialidade nos estudos sobre Teoria Antropológica, Antropologia Visual, Antropologia das Populações Afro-brasileiras e nos debates que envolvem a intersecção entre raça/etnia, gênero, corpo e sexualidade. Foi Fellow da Faculty of Arts and Sciences da Universidade de Harvard, com bolsa sanduíche da Capes (2011). É coordenador da Coleção Antropologia Hoje do Núcleo de Antropologia Urbana da USP.

Downloads

Publicado

30.11.2016

Como Citar

Kojima Hirano, L. F. (2016). IMAGENS DE “MÁ” VIZINHANÇA: It’s all true, de Orson Welles, e a desconstrução racial na forma cinematográfica. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(44). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/28449

Edição

Seção

Nº 44 - DOSSIÊ RACISMO, SOCIEDADE, CULTURA E POLÍTICA: DIÁLOGOS BRASIL X PORTUGAL