EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E COMBATE AO RACISMO: imagens de livros didáticos 1 (Portugal e Brasil)
Resumo
Este trabalho afina-se com as discussões sobre os desafios dos legados coloniais às sociedades portuguesa e brasileira, na área da Educação, especificamente com relação à ilustração de livros didáticos. Os processos de colonização fizeram com que alguns conceitos eurocêntricos fossem cristalizados nas representações da população, tanto na posição de colonizadores como na de colonizados. Entendendo os livros didáticos como um dos principais instrumentos pedagógicos utilizados nas escolas, inferimos que eles possam ser veículos dessas representações. É neste sentido que a utilização dos livros didáticos deve passar por uma crítica empenhada em desmistificar supostas verdades absolutas que procuram legitimar os valores e ideais de culturas hegemônicas. Objetivamos analisar, com alunos de escolas públicas portuguesas e brasileiras, ilustrações de livros didáticos, verificando critérios de discriminação e preconceito racial neles existentes. A partir da análise documental de livros didáticos dos dois países, a pesquisa aponta para a necessidade premente de realização de formação docente e preparação de material pedagógico atento a questões relacionadas à educação para as relações étnico-raciais tanto em Portugal quanto no Brasil, guardando as especificidades do racismo de cada um destes países. Palavras-chave: Educação para as Relações Étnico-Raciais. Livros Didáticos. Racismo. Imagens.Downloads
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Publicado
30.11.2016
Como Citar
Gonçalves, L. R. D. (2016). EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E COMBATE AO RACISMO: imagens de livros didáticos 1 (Portugal e Brasil). Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(44). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/28623
Edição
Seção
Nº 44 - DOSSIÊ RACISMO, SOCIEDADE, CULTURA E POLÍTICA: DIÁLOGOS BRASIL X PORTUGAL