ALÉM DA TERRA, O DIREITO AO PASSADO: notas sobre o ensino de história no MST

Autores

  • Fernando Perli Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

Este artigo propõe analisar o ensino de história na formação de quadros políticos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A referência temporal é a década de 1990, período marcado por debates que possibilitaram a elaboração de propostas educacionais do movimento social. O acesso à educação e comunicação amparadas na construção de práticas cooperativistas fortaleceu o Setor de Educação do Movimento. A produção de Cadernos de Formação e de Educação, como resultado da atuação de entidades de apoio ao movimento social, sugere entender a condição do ensino de história enquanto instrumento de formação política e a função do passado na organização dos trabalhadores rurais sem-terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Perli, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no curso de graduação e Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFGD).

Downloads

Publicado

26.06.2017

Como Citar

Perli, F. (2017). ALÉM DA TERRA, O DIREITO AO PASSADO: notas sobre o ensino de história no MST. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(45). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/30471

Edição

Seção

Nº 45 - DOSSIÊ REORDENAMENTO AGRÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL