REORDENAMENTO DE TERRAS NO SUL DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Viviane Scalon Fachin Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O estudo comporta análises sobre o movimento de reordenamento de terras ocorrido no sul do Mato Grosso do Sul, entre os anos de 1985 e 2003. Pretende, dessa perspectiva, perceber em que medida esse processo contribuiu para reconfigurar não apenas o espaço físico do campo na área em pauta, mas também o social, entendendo que essa reconfiguração apresenta novos aspectos socioeconômicos provocados por um conjunto de fatores que, ao longo da última metade do século XX, levaram à organização e aceleração de ações dos movimentos sociais, bem como à criação de novas legislações, mediando a questão agrária. Para as reflexões apresentadas, além das referências bibliográficas, foram utilizadas como fontes entrevista, jornais, planilhas e documentos produzidos pelos órgãos responsáveis pela ocupação da terra e reforma agrária. Considera-se que o reordenamento que reconfigurou o Estado de Mato Grosso do Sul, mais acentuadamente a sua porção meridional, nos aspectos territorial e social, resultante dessa nova política agrária, mesmo não atendendo a totalidade dos encaminhamentos previstos nos documentos analisados, operou transformações na posse da terra, diminuindo a concentração fundiária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Scalon Fachin, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente nos cursos de graduação em História e Ciências Sociais e nos mestrados Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos e Profissional em Ensino de História.

Downloads

Publicado

26.06.2017

Como Citar

Fachin, V. S. (2017). REORDENAMENTO DE TERRAS NO SUL DE MATO GROSSO DO SUL. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(45). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/30636

Edição

Seção

Nº 45 - DOSSIÊ REORDENAMENTO AGRÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL