A REFORMA AGRÁRIA QUE TEMOS: revisitando uma polêmica acesa

Autores

  • Luís Antonio Barone
  • Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante
  • Henrique Carmona Duval

Resumo

A Reforma Agrária no Brasil sempre foi um tema a suscitar polêmicas, não só pelos antagonismos que evidenciou, manifestados numa defesa ou rejeição quase que a priori de sua proposição, tomada na forma mais simples (a redistribuição de ativos fundiários no país), como também pela polissemia e multivocidade que marcaram a construção e a trajetória dessa bandeira política. Desde os primeiros debates acerca do tema, nos anos 1950, diferentes sujeitos, em diferentes posições no campo político, expressaram ideias sobre a reforma agrária. Hoje, a polêmica não é menos acesa: novamente postam-se aqueles para os quais não há mais sentido prático numa política de reforma agrária; por outro lado, diferentes agências, que têm a reforma em seu horizonte, se debruçam sobre a questão, embora de forma nada consensual. O presente artigo busca refletir sobre os embates e as ressignificações da luta pela terra no sentido de pensar novos caminhos para a compreensão do que possa ser uma reforma agrária no Brasil atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Antonio Barone

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), Mestrado (1995) e Doutorado (2002) em Sociologia, também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor assistente doutor da FCT/Unesp - Campus de Presidente Prudente/SP, desenvolvendo projetos na área de Sociologia, atuando nas temáticas de assentamentos de reforma agrária, desenvolvimento rural sustentável, educação popular, movimentos sociais e cidadania. Bolsista de Extensão no País - EXP 3 (CNPq).

Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1966) e doutorado em Sociologia pela UNESP (1974). Defendeu livre docência na UNESP (1992), defendeu concurso de Professor Titular em 1998. Atualmente é coordenadora do curso de Mestrado do Programa de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e do PIBIC/CNPq/UNIARA do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAQUARA e colaboradora da UNESP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: assentamentos rurais e reforma agrária, políticas publicas e lutas sociais. Em 2009 torna-se Membro Titular Acadêmico da Cátedra da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Vice-Presidente da ALASRU (Associação Latinoamericana de Sociologia Rural (2010-2014).

Henrique Carmona Duval

Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor, pesquisador e bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Uniara) e do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (Uniara/Unesp). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia e Antropologia Rural e Sociologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma agrária, assentamentos rurais, agricultura familiar camponesa, reprodução social, relações de gênero no meio rural, poder local, políticas públicas e desenvolvimento rural sustentável

Downloads

Publicado

26.06.2017

Como Citar

Barone, L. A., Ferrante, V. L. S. B., & Duval, H. C. (2017). A REFORMA AGRÁRIA QUE TEMOS: revisitando uma polêmica acesa. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(45). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/30731

Edição

Seção

Nº 45 - DOSSIÊ REORDENAMENTO AGRÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL