O NOVO MARCO REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E UMA NOVA AGENDA DE PESQUISA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS ÓRGÃOS DE CONTROLE, AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E OS GESTORES PÚBLICOS

Autores

  • Rogerio de Souza Medeiros Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0001-6292-4995
  • Nínive Fonseca Machado Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2017v1n46.32616

Resumo

Em janeiro de 2016 entrou em vigor a Lei 13.019/2014, que regulamenta as relações de parceria entre o Estado e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Apelidada de MROSC – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil -, a lei é resultado de um longo processo histórico, e em boa medida da reivindicação e da negociação das OSCs junto ao governo federal para que se construísse um marco legal capaz de aperfeiçoar o ambiente institucional e jurídico onde se estabelecem as relações entre os atores da sociedade civil brasileira e a administração pública nos seus três níveis (federal, estadual e municipal).Refletindo acerca do primeiro ano de vigência da nova lei e observando como ela interfere de maneira decisiva nos padrões de relacionamento historicamente estabelecidos entre o Estado e as OSCs, o artigo procura identificar alguns dos principais pontos que poderão/deverão constituir-se como objetos de pesquisa no campo de investigação sobre as relações Estado-sociedade civil e suas possibilidades de colaboração e defende o argumento de que uma parte significativa das relações sociopolíticas diretamente afetadas pela nova lei sofrem e sofrerão impactos que excedem em muito a mera necessidade de ‘ajustes técnico-operacionais’. Especificamente para o papel desempenhado pelos órgãos de controle, responsáveis por garantir o “bom uso” do recurso público através da aplicação da(s) norma(s) vigente(s) sobre as parcerias, o processo de implementação do MROSC tensiona as modalidades de prática, as lógicas de atuação e as formas de identidade desses profissionais, o que vai muito além da operacionalização rotineira de um novo código jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio de Souza Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

PhD em Sociologia pela Boston University (2008), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política. Tem realizado pesquisas sobre as relações entre sociedade civil e Estado no Brasil, buscando analisar as interações entre os aspectos políticos, culturais e institucionais destas relações. No campo da Teoria Sociológica, tem especial interesse nas perspectivas que buscam combinar aspectos de três campos da literatura sociológica: os estudos sobre movimentos sociais, as análises sobre o conceito de sociedade civil e os desenvolvimentos recentes no campo da análise institucional. Atualmente atua como Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFPB.

Nínive Fonseca Machado, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação no curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e fez cursos de extensão universitária na Graduate School of Education da Harvard University (2005-2006). Tem experiência em gestão pública, avaliação de políticas públicas e de programas sociais. Tem experiência em Sociologia da Juventude, atuando principalmente com temas relacionados a sexualidade, sociabilidade, família e pobreza. Tem experiência também na área de intercâmbio acadêmico tendo trabalhado nos Estados Unidos no processo de seleção de bolsistas, colocação institucional e acompanhamento dos bolsistas para a obtenção do título. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFPB.

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

Medeiros, R. de S., & Machado, N. F. (2017). O NOVO MARCO REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E UMA NOVA AGENDA DE PESQUISA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS ÓRGÃOS DE CONTROLE, AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E OS GESTORES PÚBLICOS. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(46). https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2017v1n46.32616

Edição

Seção

N° 46 - PRÁTICAS DE AUDITORIA, SISTEMAS DE AVALIAÇÃO E VALORES