“ARES DO MUNDO” E MEDITAÇÕES SOBRE CENTROS DE DECISÕES NACIONAIS: o valor heurístico da “obra autobiográfica de Celso Furtado”

Autores

  • Afrânio Raul Garcia Jr.

Resumo

Este artigo estuda as publicações reunidas e editadas como Obra autobiográfica de Celso Furtado pela editora Paz e Terra (1997), para compreender melhor não só o itinerário social e intelectual desse autor, como sua contribuição à "formação da economia brasileira" e para a diversificação do campo do poder no Brasil. O material estudado são os escritos que foram editados como testemunhos autobiográficos contrapostos aos seus próprios livros como economista. O argumento central é que, não sendo originário de frações dominantes das "elites do poder", a autobiografia serve de rico instrumento para enxergar melhor as razões sociais do impulso para posições a que não estava predestinado, tanto quanto os bloqueios enfrentados por seus projetos, ou mesmo sua derrocada com o golpe de 1964, que o obrigaram a repensar seus passos e os universos em que continuaria a viver e trabalhar. De maneira mais geral, possibilita se interrogar sobre a pertinência de se apoiar sobre depoimentos pessoais de escritores, como é comum em "histórias de vida", de largo uso em Antropologia Social e em Sociologia, para entender as circunstâncias que contribuíram a moldar ou facilitar a expressão do próprio pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afrânio Raul Garcia Jr.

Possui graduação com Diploma de Estudos Economicos Gerais (DEUG) na Faculdade de Direito e Ciências Econômicas da Université de Paris X, Nanterre (1966-68; mention bien), e fim da graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Fez pos-doutorado na EHESS sob a direção de Pierre Bourdieu (1983-1986). Atualmente é maître de conférence - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Exerce seu oficio como professor-pesquisador na área de Antropologia Social, com ênfase em Antropologia Rural ( campesinato e transformações de modos de dominação) e em Antropologia da mobilidade internacional de universitários.

Downloads

Publicado

26.06.2017

Como Citar

Raul Garcia Jr., A. (2017). “ARES DO MUNDO” E MEDITAÇÕES SOBRE CENTROS DE DECISÕES NACIONAIS: o valor heurístico da “obra autobiográfica de Celso Furtado”. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(45). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/32842