O MUNDO SOCIAL ENTRE COMPARTILHADO E SEGMENTADO: RELEMBRANDO OS ESPAÇOS DE O SUL: CAMINHO DO ROÇADO. ENTREVISTA COM AFRÂNIO GARCIA JR.

Autores

  • Patricia Alves Ramiro Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Afrânio Garcia Jr. obteve, em 1968, o Diploma em Estudos Econômicos Gerais (DEUG) pela Université de Paris X (Paris-Nanterre) e, no ano seguinte, graduou-se em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Na década de 1970 ingressou no Programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no qual obteve título de mestre em 1976 e doutor em 1983 sob a orientação de Moacir Palmeira. Entre os anos de 1983-1986 realizou estágio pós doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a direção de Pierre Bourdieu, o que abriu a possibilidade de suas publicações em francês. Foi professor do Programa de Pós-graduação de Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ durante o período de 1977 a 1998. Desde 1996 é mâitre de conférences na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Mantém intenso diálogo com pesquisadores brasileiros, dentre os quais podemos destacar sua participação como professor associado do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, centro de pesquisas interdisciplinar vinculado à UFRJ, e a condição de pesquisador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) em projeto sobre História social da Ciência. Na França, segue coordenando o Groupe de Réflexion sur le Brésil contemporain na EHESS. Tem ampla produção acadêmica internacional vinculada às seguintes temáticas: mundialização dos mercados agrícolas, mobilizações camponesas e transformações dos modos de dominação no Brasil e mobilidade universitária e circulação internacional de ideias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Alves Ramiro, Universidade Federal da Paraíba

Pós doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales ( Paris) no Centre de Sociologie Européenne (CSE) com a colaboração do prof. Dr. Afrânio Garcia Júnior. Graduação (1997) e mestrado em Ciências Sociais (2001). Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2008).Professora adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É co-lider de dois Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq - Gênero, Identidade e Memória e Meio Ambiente e Cultura. Tem experiência na área de Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: sociabilidade rural, assentamentos rurais, cultura, identidade,patrimônio cultural, pluriatividade e turismo no espaço rural. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

26.06.2017

Como Citar

Ramiro, P. A. (2017). O MUNDO SOCIAL ENTRE COMPARTILHADO E SEGMENTADO: RELEMBRANDO OS ESPAÇOS DE O SUL: CAMINHO DO ROÇADO. ENTREVISTA COM AFRÂNIO GARCIA JR. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(45). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/32914