REORDENAMENTO AGRÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: considerações iniciais

Autores

  • Patricia Alves Ramiro Universidade Federal da Paraíba
  • Alzira Salete Menegat

Resumo

O dossiê Reordenamento agrário e reprodução social abrange pesquisas nacionais e estrangeiras que se preocupam sobre os rumos do mundo rural contemporâneo, com ênfase para as estratégias de permanência, que são construídas e/ou reinventadas, criando novos espaços de luta, construindo sociabilidades, inovando a esfera do trabalho rural e ressignificando as desigualdades de gênero e de gerações. Espera-se, desta maneira, contribuir no debate atual sobre a produção e reprodução social de um mundo rural que, ao que tudo indica, mesmo que se aproxime cada vez mais do mundo urbano, é capaz de preservar uma identidade rural, ainda que reinventada constantemente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Alves Ramiro, Universidade Federal da Paraíba

Pós doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales ( Paris) no Centre de Sociologie Européenne (CSE) com a colaboração do prof. Dr. Afrânio Garcia Júnior. Graduação (1997) e mestrado em Ciências Sociais (2001). Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2008).Professora adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É co-lider de dois Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq - Gênero, Identidade e Memória e Meio Ambiente e Cultura. Tem experiência na área de Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: sociabilidade rural, assentamentos rurais, cultura, identidade,patrimônio cultural, pluriatividade e turismo no espaço rural. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

26.06.2017

Como Citar

Ramiro, P. A., & Menegat, A. S. (2017). REORDENAMENTO AGRÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: considerações iniciais. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(45). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/33282

Edição

Seção

Nº 45 - DOSSIÊ REORDENAMENTO AGRÁRIO E REPRODUÇÃO SOCIAL