O TESTEMUNHO SOBRE POLICIAIS: formas de produção de verdade na auditoria da Justiça Militar do estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Sabrina Souza da Silva InCT-INEAC/UFF

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2017v1n46.33864

Resumo

O presente artigo procura realizar uma discussão sobre os processos e julgamentos na Auditoria da Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro e o papel das testemunhas de acusação nesses processos. As Auditorias Militares Estaduais são os locais com atribuição de processar e julgar crimes militares dos estados da Federação. Nesses espaços, as normas burocráticas que deveriam ser igualitárias são personalisticamente interpretadas, reinventadas ou esquecidas, em benefício de grupos ligados àqueles que têm poder. Nesse contexto, as relações organizadas hierarquicamente podem suplantar as próprias leis em vigor corroborando o lugar de cada um na estrutura hierarquizada das instituições militares. Assim, busco descrever como se dão as tecnologias burocráticas nessa instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Souza da Silva, InCT-INEAC/UFF

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (2013) e mestre pela mesma instituição (2006). É Pesquisadora do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa - NUFEP/UFF e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos em Administração Institucional de Conflitos - INCT-InEAC. Realizou doutorado sanduíche na Universidade Nova de Lisboa e Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense . Trabalhou como Professora Associada na Universidade Federal Fluminense nos cursos de Ciências Sociais, Segurança Pública(Presencial e EAD) e Sociologia. Tem experiência na área de Antropologia do Direito, com ênfase em Justiça Criminal, Justiça e Auditoria Militar e Segurança Pública.

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

Souza da Silva, S. (2017). O TESTEMUNHO SOBRE POLICIAIS: formas de produção de verdade na auditoria da Justiça Militar do estado do Rio de Janeiro. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(46). https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2017v1n46.33864

Edição

Seção

N° 46 - PRÁTICAS DE AUDITORIA, SISTEMAS DE AVALIAÇÃO E VALORES