CONFIGURAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO EM DUAS NOVAS REGIÕES AUTOMOBILÍSTICAS: sul fluminense e Camaçari (BA)

Autores

  • João Assis Dulci Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n48.37812

Resumo

A partir da década de 1990, o Brasil assistiu a uma nova onda de instalações industriais estrangeiras em seu território. Com base em protocolos de atração, isenções e demais incentivos fiscais e locacionais, uma nova geografia do setor automotivo se desenhou no Brasil. Se num primeiro momento percebeu-se uma desconcentração industrial, no médio prazo, quando estados e municípios esgotaram suas capaci-dades de renúncia, e os benefícios infraestruturais voltaram a ter relevância na escolha das montadoras, as opções pela localização final de novas indústrias passaram a se repetir. No entanto, algumas das regiões beneficiadas pelo aporte de novas indústrias já abrigavam importantes parques industriais, o que nos leva a refletir sobre a real participação da indústria automotiva no desenvolvimento regional. Este trabalho visa, portanto, compreender a importância da indústria automotiva para o desenvolvimento de duas regiões que, até a década de 1990, não abrigavam plantas automobilísticas: o Sul Fluminense e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A partir de dados do Ministério do Trabalho e Empre-go e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, busca-se mensurar a parcela de investi-mentos, renda e empregos que a referida matriz produtiva carreou para cada região, de modo a respon-der à questão sobre sua importância como vetor de desenvolvimento regional, jogando luz sobre os des-dobramentos desse processo. Palavras-chave: Desenvolvimento regional. Indústria automobilística. Sul Fluminense. Camaçari (BA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Assis Dulci, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

12.07.2018

Como Citar

Dulci, J. A. (2018). CONFIGURAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO EM DUAS NOVAS REGIÕES AUTOMOBILÍSTICAS: sul fluminense e Camaçari (BA). Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(48), 75–94. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n48.37812

Edição

Seção

N° 48 - SOCIOLOGIA ECONÔMICA: PLURALISMO DE ENFOQUES E INOVAÇÕES METODOLÓGICAS