O SOCIAL HABITA NOS DETALHES: a escolha do nome próprio no âmbito de uma sociologia empírica dos afetos

Autores

  • Priscila de Oliveira Coutinho UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2019v1n50.43652

Resumo

O texto se baseia em pesquisa empírica que reconstrói a biografia sociológica (LAHIRE, 2010) de uma migrante paraibana, filha caçula de um casal de pequenos agricultores e nomeada Juscelina em homenagem ao político brasileiro Juscelino Kubitschek. O recorte aqui considerado pretende discutir a escolha do nome a partir de interpretação sociológica que articula quatro elementos centrais: a) a posição da família no espaço social local; b) as características pessoais do pai de Juscelina, que incluem a relação com a cultura a que teve acesso, seu carisma pessoal e uma relação muito particular com o universo político; c) as circunstâncias nacionais e familiares que marcaram a época do nascimento de Juscelina; d) a relação singular do pai da biografada com a imagem pública do homenageado, Juscelino Kubitschek, a qual foi fabricada por um tipo de aparato de propaganda política inaugurado no Brasil por Getúlio Vargas. Palavras-chave: Identidade. Juscelino Kubitschek. Sociologia em escala individual. Migração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila de Oliveira Coutinho, UFMG

Professora adjunta de sociologia da educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também atua como pesquisadora do observatório família-escola (OSFE/UFMG). Possui doutorado em sociologia (2015) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e estágio doutoral no Centre Max Weber, vinculado ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e à École Normale Supérieure de Lyon (ENS- Lyon), sob a orientação de Bernard Lahire. É mestre em ciências sociais (2010) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e bacharel em direito pela mesma instituição. É colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Filosofia das Ciências Sociais (Sociofilo/Iesp) e do Núcleo de Antropologia do Trabalho, estudos biográficos e de trajetórias (NuAT) do PPGAS/ Museu Nacional/UFRJ.

Downloads

Publicado

20.11.2019

Como Citar

Coutinho, P. de O. (2019). O SOCIAL HABITA NOS DETALHES: a escolha do nome próprio no âmbito de uma sociologia empírica dos afetos. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(50), 83–100. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2019v1n50.43652

Edição

Seção

Nº 50 DOSSIÊ SOCIOLOGIA(S) EM ESCALA INDIVIDUAL