CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE CONSUMO DAS CLASSES POPULARES A PARTIR DE UMA SOCIOLOGIA DISPOSICIONALISTA

Autores

  • Ana Rodrigues Cavalcanti Alves UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2019v1n50.43666

Resumo

Este trabalho visa analisar as práticas de consumo das frações ascensionais das classes populares brasileiras, investigando as condições que possibilitam a alguns membros incorporar novas disposições para o consumo, enquanto outros permanecem com um estilo de vida marcadamente ascético, orientados pelo ethos do trabalho duro. Ancorado numa tradição sociológica que confere grande importância à pesquisa empírica na construção e aperfeiçoamento de conceitos teóricos – a sociologia disposicionalista – e movido por um interesse em aprofundar as análises de caráter quantitativo que apontam uma mudança nos padrões de consumo das classes populares brasileiras, no período recente, este trabalho procedeu a uma pesquisa qualitativa com membros das frações ascensionais das classes populares residentes na periferia do Recife. A análise permite apreender as condições que favorecem a incorporação de novas disposições para o consumo nos meios populares, bem como os ajustes e tensões entre disposições e valores constitutivos de seu ethos de classe, num contexto de mobilidade ascendente. Palavras-chave: Classes Populares. Práticas de consumo. Estilo de vida. Sociologia disposicionalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rodrigues Cavalcanti Alves, UFPE

Possui graduação sanduíche em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de Hamburgo/Alemanha (2008), mestrado em Sociologia (2011) e doutorado em Sociologia (2018) pelo PPGS/UFPE. Atuou como pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) na pesquisa “Radiografia do Brasil contemporâneo” e como professora substituta do Departamento de Sociologia da UFPE. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em teoria social, pensamento social brasileiro e sociologia do consumo. É autora do livro A (des) continuidade da tradição marxista no pós-marxismo de Laclau e Mouffe (2016). Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPE e participa do grupo de pesquisa “A recepção de Bourdieu na sociologia brasileira do final do século XX e começo do século XXI”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Eduarda da Mota Rocha (PPGS/UFPE).

Downloads

Publicado

20.11.2019

Como Citar

Alves, A. R. C. (2019). CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE CONSUMO DAS CLASSES POPULARES A PARTIR DE UMA SOCIOLOGIA DISPOSICIONALISTA. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 1(50), 101–119. https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2019v1n50.43666

Edição

Seção

Nº 50 DOSSIÊ SOCIOLOGIA(S) EM ESCALA INDIVIDUAL