SUBJETIVIDADE EMPREENDEDORA ENTRE FOTÓGRAFOS E PRODUTORES DE VÍDEO BRASILEIROS IMPACTADOS PELA COVID-19
uma abordagem exploratória
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2022v1n56.59377Resumo
Neste artigo, examinamos os efeitos da crise instaurada pela pandemia da covid-19 sobre o padrão ideológico de profissionais diretamente impactados por ela. A pesquisa focaliza fotógrafos e produtores de vídeo profissionais que atuam no setor de eventos sociais, um dos mais afetados pelas medidas de isolamento social que visavam a mitigar as altas taxas de contágio no Brasil. Nossa análise é baseada em dados etnográficos construídos em dois períodos distintos (2016-2018; 2020-2021) e foi orientada pela seguinte pergunta: como se manifesta a subjetividade empreendedora entre esses profissionais antes e durante a pandemia do coronavírus? O trabalho de campo sugere que, assim como no período que antecedeu a pandemia, predominam no universo estudado elementos reveladores de uma vigorosa subjetividade neoliberal, em especial, entre profissionais que combinam atividades em ritos sociais e atuação como coaches, palestrantes, mentores. Em face da crise, fotógrafos e produtores de vídeo brasileiros apostam no esforço individual para superação das dificuldades econômicas, dedicando empenho à construção de suas marcas através de plataformas digitais.
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