LINHAS QUE FALAM

rotas (re)desenhadas no percurso de uma etnografia com crianças

Autores

  • Ivana Martins da Rosa Prefeitura Municipal de Florianópolis-Secretaria de Educação
  • Manuela Ferreira Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Universidade do Porto

Resumo

A pesquisa com crianças, buscando entender a sua compreensão dos mundos socioculturais, abre-se a procedimentos ético-metodológicos plurais para apreender as suas vozes, de entre os quais se podem incluir produções gráficas, como os desenhos. Circunstâncias e circunstantes, condições e materialidades, relações e processos presentes, aquando das composições estéticas da subjetividade expressiva das crianças, constituem, na sua dimensão dialógica, outros modos de amplificar a escuta sensível delas e suas experiências e visões no/de mundo. Não tendo sido uma opção pensada a priori numa etnografia com crianças entre 6-14 anos nos espaços públicos abertos de uma comunidade piscatória do norte de Portugal, iremos debruçar-nos neste texto acerca de como, no decurso do próprio campo, se gerou e aconteceu a demanda de desenhos, para refletirmos acerca i) da interdependência dos modos de subjetivação expressiva das crianças, seus significados e contributos; ii) da pluralidade de modos de participações infantis, situados, flexíveis e com sentido para si. Dos processos de recolha e análise de desenhos sublinha-se o seu contributo para dar conta: da complexidade inerente à sua multivocalidade, na exploração das suas multicamadas, ora justapostas e aglutinadas, ora dissonantes ou afónicas, e do caráter não linear e não normativo de sentidos; da consequente reorientação de estratégias de observação etnográfica que, sob sua orientação, levou ao reposicionamento da participação da etnógrafa e à ampliação do olhar acerca do foco da pesquisa.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Martins da Rosa, Prefeitura Municipal de Florianópolis-Secretaria de Educação

Professora de educação física da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Brasil. Doutoranda na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Manuela Ferreira, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação-Universidade do Porto

Professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativa.

Publicado

09.01.2023

Como Citar

Ivana Martins da Rosa, & Martinho Ferreira, M. . (2023). LINHAS QUE FALAM: rotas (re)desenhadas no percurso de uma etnografia com crianças. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (57). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/60053

Edição

Seção

N ° 57 OS DESENHOS DAS CRIANÇAS NOS ESTUDOS DA INFÂNCIA