AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA DOCÊNCIA

uma revisão das publicações do Endipe entre 2010-2020

Autores

  • Valdirene Hessler Bredow Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0001-9267-9003
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar as influências que as políticas neoliberais trouxeram ao sistema educacional impactando a realidade docente e o sistema educacional brasileiro. Pelo campo das áreas de discussões que abrange, esta revisão da literatura, baseada no método bibliográfico de pesquisa, propôs-se a responder quais as implicações que as políticas educacionais trouxeram para o trabalho e a formação de professores. As discussões dessas análises estão baseadas nas publicações contidas nos Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe), no período compreendido entre 2010-2020. Assim, destaca-se que o século XX foi marcado por transformações econômicas que alteraram as dinâmicas do mercado de trabalho, a forma de organização do Estado e as dinâmicas tanto da indústria como da escola, que tem funcionado cada vez mais através da lógica do mercado, com intensificação e precarização do trabalho docente, questionando identidades e alterando a profissionalidade docente. Desta maneira, escola e professores são vigiados pelos programas, reformas e planos de trabalho progressivamente impostos, havendo, além da precarização e intensificação, também uma autointensificação do trabalho docente, trazendo implicações que subjetivam as identidades fabricadas na docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdirene Hessler Bredow, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação/UFPel. Docente do Instituto Federal Sul-rio-grandense de Educação e Tecnologia/IFSUL-CaVG. Professora Formadora da Equipe Multidisciplinar UAB/UFPel.

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação/UFPel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (FaE/UFPel) e Professora Associada no Centro de Artes (UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPq).

Publicado

09.01.2023

Como Citar

Bredow, V. H. B., & Polidori Zamperetti, M. (2023). AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA DOCÊNCIA: uma revisão das publicações do Endipe entre 2010-2020 . Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (57). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/60943