SAUDADES D’ALÉM MAR: considerações preliminares sobre a imigração protuguesa no Rio de Janeiro através da Revista Lusitania (1929/1934)

Autores

  • Carla Mary S. Oliveira

Resumo

A Revista Lusitania, publicada no Rio de Janeiro entre 1929 e 1934, retrata o ideário da colônia portuguesa no maior centro urbano brasileiro à época. Ler e analisar suas páginas significa, de imediato, travar contato com o universo de signos e significados que contribuíram para a construção do “ser imigrante português” no Rio de Janeiro dos anos 20 e 30 do século XX. Cremos que este fenômeno, a constituição de uma identidade coletiva específica, encontra nesta revista feita pela e para a classe média da colônia luso-carioca sua fonte privilegiada. Palavras-chave: Rio de Janeiro. Imigração Portuguesa. Imprensa Imigrantista. Primeiras Décadas do Século XX, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09.12.2002

Como Citar

Oliveira, C. M. S. (2002). SAUDADES D’ALÉM MAR: considerações preliminares sobre a imigração protuguesa no Rio de Janeiro através da Revista Lusitania (1929/1934). Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, 18, 33–53. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/6491