DIVIDIR PARA FRAGILIZAR

terceirização, contratos autônomos e o enfraquecimento sindical nos Correios

Autores

  • Bernardo Paim Cunha Masson Universidade Federal do Paraná
  • Mariana Bettega Braunert UFPR

Resumo

O presente artigo analisa como as alterações realizadas na legislação trabalhista em 2017 impactaram negativamente nas condições de trabalho e na luta sindical de uma importante empresa pública brasileira, os Correios. Com base em pesquisa empírica na qual analisamos documentos oficiais da empresa e entrevistamos trabalhadores e dirigentes sindicais, identificamos uma ampliação da quantidade de trabalhadores terceirizados, que desempenham funções semelhantes às de trabalhadores contratados diretamente pela empresa, porém sem os mesmos direitos e em condições bem mais precárias. Além disso, constatamos um crescimento das contratações de trabalhadores autônomos, sobretudo carteiros, que desenvolvem suas atividades contratados como pessoas jurídicas, em moldes semelhantes ao formato de trabalho “uberizado”. Essas tendências não apenas contribuem com a precarização das condições de trabalho da categoria como também fragilizam a luta sindical, na medida em que pulverizam e fragmentam os trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Paim Cunha Masson, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2013), especialização em História pela Universidade Estadual de Marinagá (2019) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2022). Membro do Grupo de Estudos de Trabalho e Sociedade (GETS) e do grupos de pesquisa: ?Configurações do trabalho e do sindicalismo no pós-reforma trabalhista em diferentes contextos: os nexos entre a precariedade e a flexibilidade? e ?Estado, relações de trabalho e sindicalismo no setor público: tendências e desafios no brasil contemporâneo?. Atualmente atua como Educador Social no município de Araucária/PR. É membro da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR); Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia do Trabalho, Sindicalismo, Reforma Trabalhista.

Publicado

19.01.2024

Como Citar

Paim Cunha Masson, B. ., & Braunert, M. B. (2024). DIVIDIR PARA FRAGILIZAR: terceirização, contratos autônomos e o enfraquecimento sindical nos Correios . Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (59 (2023). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/66254