TWITCH.TV, AS NOVAS FRONTEIRAS DO TRABALHO PLATAFORMIZADO

Autores

  • Maria Aparecida Bridi UFPR
  • Thiago Bedin UFPR

Resumo

A Twitch.tv é uma plataforma de transmissões ao vivo, onde milhares de pessoas tentam ganhar a vida realizando Transmissões ou streams. A Twitch nos apresenta a possibilidade de compreender parte de como as novas formas de trabalho são organizadas e condicionadas pelo desenvolvimento das novas tecnologias da informação (TICs). Os dados tornaram-se ponto central da produção capitalista. Empresas de plataforma utilizando suas bases de dados colocam-se como interface que medeia as relações produtivas entre seus diferentes autores. Além das plataformas, vemos outro tipo de configuração organizacional surgir com as TICs,
as redes de empresas, uma estrutura amorfa com vários pontos produtivos que se conectam, formando, assim, cadeias produtivas complexas. O trabalho dos streamers e outros produtores de conteúdo condicionados pelos modelos de empresa de plataforma e empresa em rede nos permite vislumbrar como o trabalho é moldado dentro da lógica do capitalismo de plataforma. Analisamos como o trabalho toma um aspecto não clássico que foge de uma relação diádica entre trabalhador e patrão e passa para uma concepção de uma multiplicidade de autores presentes no fazer-saber do trabalho. Para compreender como as relações de trabalho são organizadas e transformadas, adotamos a análise metodológica de netnografia na coleta de dados na plataforma Twitch.tv.
Também realizamos entrevistas com os trabalhadores que usam a Twitch como meio de trabalho, permitindo uma melhor compreensão das relações produtivas e do trabalho inseridos no capitalismo de plataforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Bridi , UFPR

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Coordenadora do Grupo Trabalho e Sociedade (GETS/CNPq) e Coordenadora do GT 82-Trabajo y configuraciones productivas y de servicios, nuevos sujetos laborales (2023-2026) . Professora Associada do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Foi 1ª vice presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) entre 2020-2021 e atuou nesta instituição cientifica nas funções como primeira Tesoureira no biênio 2012-2013 e primeira Secretária no biênio 2016-2017. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (2017 a agosto de 2020). Atuou como membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Sociologia (2017-2019). É membro da Coordenação Nacional da Rede de Estudos e monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR). Coeditora da Revista da ABET. É Editora Associada da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO) da Fundacentro. Compõe a coordenação nacional da REMIR-trabalho. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: capitalismo de plataforma, trabalho informacional, teletrabalho, relações de trabalho, configurações do trabalho em diferentes setores econômicos, trabalho digital, terceirização, trabalho e desigualdade, trabalho e multinacionais, indústria automobilística, reforma trabalhista, sindicalismo e ação coletiva, construção do conhecimento em Sociologia.

Publicado

19.01.2024

Como Citar

Aparecida Bridi , M., & Bedin, T. (2024). TWITCH.TV, AS NOVAS FRONTEIRAS DO TRABALHO PLATAFORMIZADO. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (59 (2023). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/67533