Pachukanis e a Teoria geral do direito e o marxismo

Autores

  • Celso Naoto Kashiura Júnior FACAMP
  • Márcio Bilharinho Naves Unicamp

Palavras-chave:

História Intelectual, Ideias Jurídicas, Sujeito de Direito

Resumo

O mais conhecido texto de Evgeni Pachukanis, A teoria geral do direito e o marxismo, produziu, a partir de sua publicação em 1924, um notável impacto sobre a teoria marxista do direito. Antes de sua publicação, entre 1921 e 1923, Pachukanis havia produzido importantes textos nos quais adianta aspectos significativos de sua obra fundamental. Em A teoria geral do direito e o marxismo, Pachukanis segue as indicações metodológicas da Introdução de 1857 de Marx e desdobra a crítica do direito a partir da forma sujeito de direito. Assim, Pachukanis logra apresentar a forma jurídica como fenômeno histórico, especificamente capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Naoto Kashiura Júnior, FACAMP

Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Professor das Faculdades de Campinas (Facamp). Membro do Grupo de Estudos Althusserianos do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) da Unicamp. Autor de “Crítica da igualdade jurídica: contribuição ao pensamento jurídico marxista” (Quartier Latin, 2009) e “Sujeito de direito e capitalismo” (Outras Expressões/Dobra, 2014).

Márcio Bilharinho Naves, Unicamp

Livre-docente pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Professor aposentado da Unicamp. Membro do Grupo de Estudos Althusserianos do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) da Unicamp. Autor de “Marxismo e direito: um estudo sobre Pachukanis” (Boitempo, 2000), “Mao: o processo da revolução” (Brasiliense, 2005), “Marx: ciência e revolução (Quartier Latin, 2008) e “A questão do direito em Marx” (Outras Expressões/Dobra, 2014).”

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

KASHIURA JÚNIOR, C. N.; NAVES, M. B. Pachukanis e a Teoria geral do direito e o marxismo. Prim Facie, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 01–24, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/primafacie/article/view/25847. Acesso em: 21 maio. 2024.