A INTERCULTURALIDADE COMO FERRAMENTA PARA (DES) COLONIZAR

Autores

  • Antonio Hilario Aguilera Urquiza UFMS
  • Valéria Aparecida Mendonça de Oliveira Calderoni SED - Secretaria de Educação (Município de Campo Grande)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2017v16n33.35658

Palavras-chave:

Interculturalidade, professores indígenas, estudos pós-coloniais, identidades,

Resumo

Este texto objetiva contribuir para o debate acerca da racionalidade eurocêntrica nos efeitos de verdade e validade do saber ocidental, analisando sua interferência na educação superior, especialmente na formação intercultural de professores indígenas Guarani e Kaiowá, como também, na construção de uma pedagogia intercultural. A perspectiva teórica pós-colonial permite reforçar a importância de análises que conjuguem os aspectos da dominação e da resistência ao projeto eurocêntrico. Aborda-sea perspectiva crítica da interculturalidade na educação superior indígena que considera as identidades culturais de cada povo como possibilidade de deslocamento epistêmico em sua formação. O fio condutor é a interculturalidade e os autores que dão sustentação teórica ao texto são do campo dos estudos pós-coloniais. Adota-secomo procedimento técnico-metodológico a revisão bibliográfica e entrevistas com professores indígenas, trazendo as inquietações desses sujeitos formados pelo programa de educação intercultural. O estudo demonstra o aspecto complexo e ambivalente da construção da educação intercultural, indicando como as relações de poder, saber e ser, são marcados pela colonialidade. Conclui-se que a interculturalidade pode ser vista como possibilidade de relações menos assimétricas na educação superior; possibilidade de descolonização epistêmica em busca de uma forma de ser, viver e saber outra.

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Biografia do Autor

Antonio Hilario Aguilera Urquiza, UFMS

Professor Associado da UFMS Faculdade de Ciências Humanas (FACH)

Valéria Aparecida Mendonça de Oliveira Calderoni, SED - Secretaria de Educação (Município de Campo Grande)

Professora da rede pública e educação do Município de Campo Grande. Doutora em Educação (UCDB), 2016.

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Publicado

2017-11-27

Como Citar

AGUILERA URQUIZA, A. H.; CALDERONI, V. A. M. de O. A INTERCULTURALIDADE COMO FERRAMENTA PARA (DES) COLONIZAR. Prim Facie, [S. l.], v. 16, n. 33, p. 01–29, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2017v16n33.35658. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/primafacie/article/view/35658. Acesso em: 18 nov. 2024.