A INTERCULTURALIDADE COMO FERRAMENTA PARA (DES) COLONIZAR
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2017v16n33.35658Palavras-chave:
Interculturalidade, professores indígenas, estudos pós-coloniais, identidades,Resumo
Este texto objetiva contribuir para o debate acerca da racionalidade eurocêntrica nos efeitos de verdade e validade do saber ocidental, analisando sua interferência na educação superior, especialmente na formação intercultural de professores indígenas Guarani e Kaiowá, como também, na construção de uma pedagogia intercultural. A perspectiva teórica pós-colonial permite reforçar a importância de análises que conjuguem os aspectos da dominação e da resistência ao projeto eurocêntrico. Aborda-sea perspectiva crítica da interculturalidade na educação superior indígena que considera as identidades culturais de cada povo como possibilidade de deslocamento epistêmico em sua formação. O fio condutor é a interculturalidade e os autores que dão sustentação teórica ao texto são do campo dos estudos pós-coloniais. Adota-secomo procedimento técnico-metodológico a revisão bibliográfica e entrevistas com professores indígenas, trazendo as inquietações desses sujeitos formados pelo programa de educação intercultural. O estudo demonstra o aspecto complexo e ambivalente da construção da educação intercultural, indicando como as relações de poder, saber e ser, são marcados pela colonialidade. Conclui-se que a interculturalidade pode ser vista como possibilidade de relações menos assimétricas na educação superior; possibilidade de descolonização epistêmica em busca de uma forma de ser, viver e saber outra.Downloads
Referências
ABRAMOWICZ. Anete. Trabalhando a diferença na educação infantil. São Paulo: Moderna, 2006.
AZIBEIRO, Nadir Esperança. Educação intercultural e complexidade: desafios emergentes a partir das relações em comunidades populares. In FLEURI, R. M. (org.) Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Tradição e memória nas práticas escolares Kaingang e Guarani. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.1, pp.133-146, Jan/Jun 2010.
BRAND, A. J. Formação de professores - um estudo de caso. Universidade Católica Dom Bosco. Disponível em: www.anped. org.br/reunioes/25/antoniojacobrandt21.rtf. Acessado em maio de 2009.
BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
BRASIL. LEI Nº 12.416, DE 9 DE JUNHO DE 2011.
CALDERONI, Valéria A. M. O. Nas tramas da igualdade e diferença frente a alteridade dos povos indígenas. Dissertação de Mestrado - UCDB - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2011.
CALDERONI, Valéria A. M. O. Professores indígenas e educação superior: traduções e negociações na escola indígena Ñandejara da aldeia Te’ýikue, Caarapó/MS. Tese de Doutorado. UCDB, Campo Grande, 2016.
FLEURI, Reinaldo M. Desafios à educação Intercultural no Brasil. In: Reinaldo Matias Fleuri. (Org.). Intercultura: Estudos emergentes. 1 ed. Ijuí: Unijuí, 2001, v. 1, p. 128-150.
FLEURI, Reinaldo M.. Intercultura e Educação (1. ed. brasileira). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 16-35, 2003.
FLEURI, Reinaldo M.. Educação intercultural: a construção da identidade e da diferença nos movimentos
Sociais. Revista PERSPECTIVA, Florianópolis; p.405-423, jul/dez. 2002.
FLEURI, Reinaldo M.. SOUZA, Maria Izabel Porto de Souza. Entre limites e limiares de culturas: educação na perspectiva intercultural. XI ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Igualdade e Diversidade na Educação. 26 a 29 de maio, 2005 - Goiânia/GO. Publicado em CD-ROM.
GRUZINSKI, Serge. A Colonização do imaginário. Sociedades indígenas e ocidentalização no México espanhol séculos XVI-XVIII. Companhia das Letras, SP, 2003.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura. Educação & Realidade, Porto Alegre, n. 22, v. 2, jul-dez. 1997.
MATO, Daniel. Diferenças Culturais, Interculturalidade e Inclusão na Produção de Conhecimentos e Práticas Socioeducativas. CANDAU, Vera Maria (org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009a.
MATO, Daniel. Diversidad cultural e interculturalidad en educación superior. Problemas, retos, oportunidades y experiencias en América Latina. In: MATO, Daniel (Coord.). Diversidad Cultural e Interculturalidad en Educación Superior Experiencias en América Latina. México: Colección Cuadernos Interculturales/Calle, 2009b.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (org.). El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central-IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 93-126.
SAID, Edward W. Territórios sobrepostos, histórias entrelaçadas. In: Edward W. Said. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 34-116.
SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.) Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed., 11ª reimp.- Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SOUSA SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula. (Org.) Epistemologias do Sul.
Coimbra: Almedina, 2009. 532 pp.
SOUSA SANTOS, Boaventura. Para além do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia de saberes. In. Revista Novos Estudos, 79, CEBRAP: novembro de 2007; p. 71-94.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y colonialidad del poder. Um pensamiento y posicionamiento “outro” desde la diferencia colonial. In: CASTRO-GOMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). El giro decolonial: Reflexiones para uma diversidad epistêmica más Allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del HombreIesco-Pensar, 2007.
WALSH, Caterine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. (Org.) Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.