METODOLOGIA ATIVA: POSSÍVEL INSTRUMENTO PARA UM ENSINO JURÍDICO VOLTADO À INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Adelle Rojo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM)
  • Raquel Cristina Ferraroni Sanches Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2017v16n33.35669

Palavras-chave:

Ensino Jurídico, Metodologia Ativa, Inclusão Social, Estado Democrático de Direito.

Resumo

Um dos reflexos da crise do Direito revelada pela falta de superação do paradigma jurídico positivista de índole liberal individualista é a crise instalada nos cursos de Direito. Diante da necessidade de seu aperfeiçoamento com vistas à superação das influências positivistas, o presente trabalho busca tecer reflexões acerca da metodologia ativa partindo-se da hipótese de que, inserida nas faculdades de Direito, pode contribuir para a evolução do ensino. A pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, se desenvolveu com base no método hipotético-dedutivo e a partir de revisões bibliográficas a respeito do tema. Foi possível concluir que o enriquecimento didático dos cursos de Direito mediante metodologias ativas pode auxiliar o processo de inclusão social pelos futuros operadores do Direito, uma vez que, por meio delas os problemas sociais, econômicos, políticos e culturais que circundam as diversas questões da realidade tornam-se mais visíveis, favorecendo, assim, iniciativas e posturas que conduzam à sua superação.

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Biografia do Autor

Adelle Rojo, Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM)

Mestranda em Teoria do Direito e do Estado pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM (Bolsista CAPES/PROSUP), Instituição pela qual se graduou em Direito (2009). Especialista em Direito e Processo penal pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Advogada desde 2010. Membra da Comissão do Meio Ambiente - Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de São Paulo, 197ª Subseção. Membra do grupo de pesquisa DiFuSo - Direitos Fundamentais Sociais, cadastrado no CNPq. Atua no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas relacionadas, principalmente, aos Direitos Humanos e Fundamentais, Execução Penal, Políticas Públicas, Sistema Carcerário e Constitucionalismo.

Raquel Cristina Ferraroni Sanches, Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM)

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2016). Atualmente, é Coordenadora da Seção de Avaliação Institucional, Docente do Programa de Mestrado em Direito, Docente dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu e Pró-reitora de Graduação do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Institucional e de Aprendizagem, atuando, também, nos seguintes temas: processos de aprendizagem, projetos pedagógicos, ensino jurídico e gestão acadêmica.

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Publicado

2017-11-27

Como Citar

ROJO, A.; SANCHES, R. C. F. METODOLOGIA ATIVA: POSSÍVEL INSTRUMENTO PARA UM ENSINO JURÍDICO VOLTADO À INCLUSÃO SOCIAL. Prim Facie, [S. l.], v. 16, n. 33, p. 01–21, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2017v16n33.35669. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/primafacie/article/view/35669. Acesso em: 20 dez. 2024.