A ouvidoria pública e a questão da autonomia
Palavras-chave:
Ombudsman, Democracy, Social control of the public administrationResumo
O presente trabalho tem como fio condutor o estudo dos dois paradigmas que conformam a ouvidoria pública brasileira. O primeiro está voltado para a eficácia gerencial e a “fidelização do cliente”, subordina-a ao gestor, e a assemelha à ouvidoria privada. O segundo associa a ouvidoria pública à defesa da democracia e dos direitos humanos, enfatizando a necessidade de sua autonomia, com a participação da sociedade na escolha do seu titular. Essa diferença de concepções permeia os subtemas analisados neste trabalho: requisitos para a autonomia do ouvidor; elementos para a caracterização das ouvidorias; a atuação destas como instrumento de defesa e de promoção de direitos e o seu significado e papel político. Para esta pesquisa, utilizamos predominantemente as fontes primárias (legislação sobre ouvidorias e posicionamentos de ouvidores), mas também toda a escassa bibliografia existente sobre o assunto. Concluímos que somente a constituição de um sistema nacional de ouvidorias autônomas e democráticas será capaz de fazer da ouvidoria um instrumento idôneo de controle social da administração pública.Downloads
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Publicado
2011-03-22
Como Citar
LYRA, R. P. A ouvidoria pública e a questão da autonomia. Prim Facie, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 161–191, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/primafacie/article/view/4517. Acesso em: 20 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos