Teoria Da Imprevisão E Desenvolvimento Econômico: Aspectos Constitucionais E Consumeristas Em Tempos De Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2021v20n43.53205

Palavras-chave:

teoria da imprevisão; COVID-19; princípio da solidariedade.

Resumo

O presente trabalho traz um estudo científico acerca da constitucionalidade e da legalidade das medidas econômico-financeiras adotadas pelas instituições financeiras no período de exceção experimentado pela pandemia causada pelo COVID-19. Através do diálogo com princípios de ordem constitucional, busca-se compreender o instituto do anatocismo frente a redução de desigualdades, da promoção da igualdade material e na promoção do princípio constitucional da solidariedade. Assim, o problema consiste em verificar como as instituições financeiras têm se comportado frente aos desafios de ordem econômica e social advindos do cenário atual de pandemia causado pelo COVID-19. E levanta-se a hipótese de que muitas instituições financeiras sequer estão promovendo qualquer alteração em suas condições contratuais e outras, quando assim o fazem, não promovem qualquer suspensão das cláusulas penais destes respectivos contratos, ou quando muito, se isentam da cobrança das atualizações monetárias. Ademais, a natureza da vertente metodológica é qualitativa, tendo em vista que o tema requer um conhecimento ampliado e atento ao novo panorama econômico e social decorrente da pandemia causada pela COVID-19. Emprega-se o método de abordagem dedutivo, o método de procedimento histórico e monográfico, assim como as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Por fim, o trabalho busca enfatizar que o se almeja não é propriamente a ruptura de um modelo econômico imposto pelo capitalismo, mas sim promover a defesa do consumidor na forma do art. 5°, XXXII da CF, e efetivar a solidarização de prejuízos, não se podendo conceber que segmentos determinados possam se beneficiar de modo desproporcional à medida que continuam a imprimir taxas bancárias e juros abusivos como se estivessem em um cenário de normalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Adolfo Moreno da Costa Moreira, UNIPE

Possui graduação em Direito (2007). Oficial Registrador de Imóveis e Tabelião de Notas na Comarca de Abaetetuba/PA. Tabelião de Notas e Oficial Registrador de imóveis da Comarca de Bananeiras/PB. Foi Oficial Registrador de Imóveis da Comarca de Seabra/BA, Tabelião e Oficial Registrador na Comarca de Altamira/PA, Tabelião de Notas e Tabelião de Protesto da Comarca de Porto da Folha/SE, Assessor do Procurador chefe da república - Procuradoria da República na Paraíba, Assessor de Juízo de 1º Grau no TJPB, Professor de Direito do Consumidor, Constitucional, Internacional e Empresarial, Procurador do Município de Cabedelo/PB e Advogado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Especialista em Direito Tributário pela LFG (2012) . Especialista em Prática Judicante pela UEPB (2014) e Pós Graduado pela Escola Superior de Magistratura Des. Moacyr Carneiro (2007). Mestre em Direito e Desenvolvimento. Mestrando em Direito e sustentabilidade.

Raissa Brindeiro de Araújo Torres, UFPB

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera. Mestre em Direito e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário de João Pessoa - PPGD/UNIPÊ. Doutora em Direitos Humanos e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba - PPGCJ/UFPB.

Downloads

Publicado

2021-04-05

Como Citar

MORENO DA COSTA MOREIRA, P. A.; BRINDEIRO DE ARAÚJO TORRES, R. Teoria Da Imprevisão E Desenvolvimento Econômico: Aspectos Constitucionais E Consumeristas Em Tempos De Pandemia. Prim Facie, [S. l.], v. 20, n. 43, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2021v20n43.53205. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/primafacie/article/view/53205. Acesso em: 19 abr. 2024.