A Relação Entre A Desordem Familiar E A Ordem Comunitária: Reflexões Da Aplicação Do Princípio Da Fraternidade A Partir Da Obra The Five Wounds: A Novel, De Kirstin Valdez Quade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n48.63694

Palavras-chave:

Família, Direito, Fraternidade, Pandemia, Direito de Família

Resumo

Este artigo, levado a cabo pelos métodos interrogativo e propositivo, trata das contribuições do princípio da fraternidade como estratégia para o fortalecimento dos vínculos familiares nas relações de equilíbrio entre trabalho e família no contexto de isolamento social. O problema da pesquisa pode ser resumido na seguinte pergunta: é possível verificar, tanto a nível teórico quanto com uma contribuição mais prática (do princípio da fraternidade) se há uma relação entre a desordem vivenciada no contexto familiar e os reflexos provocadores da desordem na comunidade política? Duas foram as hipóteses formuladas para respondê-la: (I) existe uma relação entre a desordem familiar e a desordem vivenciada na comunidade e que essa desordem pode ser atribuída – paralelamente às causas investigadas pela sociologia, psicologia, pedagogia e ainda outras ciências – a uma concepção anterior fragilizada dos vínculos familiares; e (II) há uma relação entre a desordem experimentada a nível pessoal e a concepção subjacente ao casamento e relação familiar, uma concepção que tende a perceber os vínculos como rompíveis. O artigo concluiu pela resposta afirmativa da pergunta formulada no problema e propôs o princípio da fraternidade como paradigma interpretativo para compreender e fortalecer os vínculos familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Siqueira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando em direito pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Mestre em direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. E-mail: gilmarsiqueira126@gmail.com.

Lafayette Pozzoli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Pós-doutor em Filosofia do Direito e do Estado pela Università "La Sapienza", Itália. Doutor e Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC-SP. Professor na Faculdade de Direito e foi Chefe de Gabinete na PUC-SP. Foi Coordenador e professor no Mestrado em Direito e Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão no UNIVEM – Marília – SP. Advogado. Líder do Grupo de Pesquisa - GEDs Direitos Fundamentais à Luz da Doutrina Social - Direito e Fraternidade – PUC-SP. Foi Professor Assistente no Curso de TGD, ministrado pelo saudoso Professor André Franco Montoro - Pós-Graduação PUC-SP. lafayette@lafayette.pro.br.

Rogério Cangussu Dantas Cachichi, Universidade de Marília - UNIMAR

Doutorando em direito pela Universidade de Marília – UNIMAR. Mestre em direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM/Fundação, sob a orientação do Prof. Dr. Lafayette Pozzoli e a coorientação do Prof. Dr. Ilton Garcia da Costa (UENP). Graduado em filosofia (UEL). Membro dos grupos de pesquisas: GPCERTOS e Políticas Públicas (UENP), ambos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. Organizador do livro e articulista de artigos, dentre outros, Fraternidade e Misericórdia – um olhar a partir da justiça e do amor. Juiz Federal da Subseção Judiciária de Jacarezinho/PR. E-mail: rogeriocangussu@gmail.com.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

SIQUEIRA, G.; POZZOLI, L.; CANGUSSU DANTAS CACHICHI, R. A Relação Entre A Desordem Familiar E A Ordem Comunitária: Reflexões Da Aplicação Do Princípio Da Fraternidade A Partir Da Obra The Five Wounds: A Novel, De Kirstin Valdez Quade. Prim Facie, [S. l.], v. 21, n. 48, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.1678-2593.2022v21n48.63694. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/primafacie/article/view/63694. Acesso em: 25 abr. 2024.