APONTAMENTOS SOBRE UMA METODOLOGIA NIETZSCHIANA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marcos de Camargo Von Zuben
  • Antônio Batista Soares Júnior

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41654

Palavras-chave:

Nietzsche, Metodologia, Ensino médio, Prática filosófica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar pesquisa em desenvolvimento sobre proposta metodológica de ensino de filosofia para o nível médio. Para tanto, tem como referência principal o pensamento educacional de Friedrich Nietzsche, mais especificamente dois movimentos filosóficos nietzschianos: o “tornar-se o que se é”, o qual corresponde a uma necessária genealogia de si no processo de educação filosófica, e o que se liga ao tema do além-homem (über-mensch), em direção à autossuperação, à afirmação de uma singularidade criativa de si como experiência filosófica por excelência. Desse modo, procura-se discutir como esses dois movimentos podem se constituir em práticas de ensino de filosofia e como podem ser apreendidos como apontamentos para se pensar as melhores estratégias metodológicas para o ensino de filosofia. Trata-se, assim, de entender a dinâmica inerente à aprendizagem filosófica como ponto de partida para o estabelecimento de modos mais efetivos de ensinar filosofia aos estudantes do ensino médio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DIAS, Rosa Maria. Nietzsche, vida como obra de arte. Organização Evandro Nascimento. Rio de Janeiro-RJ: Civilização Brasileira, 2011.

FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits I – 1954-1969. Paris: Gallimard, 1994.

LARROSA, Jorge. Como se chega ao que se é. Para além da Bildung. In: LARROSA, Jorge (Org.). Nietzsche e a Educação. 3. ed. Tradução Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 41-67.

LARROSA, Jorge. Ler em direção ao desconhecido. Para além da Hermenêutica. In: LARROSA, Jorge (Org.). Nietzsche e a educação. 3. ed. Tradução Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 13-40.

NIETZSCHE. Friedrich W. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução e notas de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

______. A gaia ciência. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

______. Ecce homo. Madrid: Alianza, 1971.

______. III Consideração intempestiva: Schopenhauer Educador. In: MELO SOBRINHO, Noéli Correia de (Org.). Escritos sobre educação: Friedrich Nietzsche. São Paulo: Loyola, 2003a. p. 138-222.

______. Sobre o Futuro dos nossos estabelecimentos de ensino. In: MELO SOBRINHO, Noéli Correia de (Org.). Escritos sobre educação: Friedrich Nietzsche. São Paulo: Loyola, 2003b. p. 41-137.

ZUBEN, Marcos de Camargo Von; MEDEIROS, Rodolfo Rodrigues. Nietzsche e a educação: autonomia, cultura e transformação. Trilhas filosóficas. Revista da Faculdade de Filosofia da UERN, Caicó-RN, ano VI, n. 1, p. 71-93, jan.-jun. 2013.

Downloads

Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

FILOSOFIA E ENSINO DE FILOSOFIA