INVESTIGAÇÃO ACERCA DA PEDAGOGIA DO CONCEITO E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41655Palavras-chave:
Pedagogia do Conceito, Ensino de Filosofia, Deleuze.Resumo
O presente artigo tem por objetivo investigar a Pedagogia do Conceito e sua possível aplicabilidade nas salas de aulas do Ensino Médio, veiculada pelas abordagens dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari e com o intuito de compreender os possíveis efeitos, contribuições e impactos no Ensino de Filosofia. Como base teórica para tal utilizamos das contribuições teóricas de filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, norteados pela obra O que é a Filosofia? (1992), entre outros pesquisadores que venham a contribuir com a investigação acerca das contribuições do Ensino de Filosofia. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de buscar estratégias que estimulem o filosofar nas aulas de Ensino Médio, que proporcionem momentos investigativos, problematizadores, que possibilitem pensar a criação de conceitos. Sobre este último aspecto, denotamos a característica marcante da Filosofia na apreensão filosófica de Deleuze e Guattari. Por fim, pretendemos analisar a proposta filosófica sobre a Pedagogia do Conceito no Ensino de Filosofia, bem como destacar uma proposta de Ensino de Filosofia orientada pela Pedagogia do ConceitoDownloads
Referências
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
BIANCO, Giuseppe. Gilles Deleuze Educador: sobre a Pedagogia do Conceito. Disponível em: Acesso em: 09 set. 2016.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases Curriculares. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em: 08 set. 2016.
______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 2, 2006.
______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. 3. Ed. – Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
______. Metodologia do Ensino de Filosofia: Uma Didática Para o Ensino Médio. Campinas: Papirus, 2012.
JUNOT, Cornélio Matos. Ensino de Filosofia: Questões Fundamentais. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014.
______. Filosofia: Caminhos do Ensinar e Aprender. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).