INVESTIGAÇÃO ACERCA DA PEDAGOGIA DO CONCEITO E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • William Gustavo da Silva Macedo
  • Flávio José de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41655

Palavras-chave:

Pedagogia do Conceito, Ensino de Filosofia, Deleuze.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar a Pedagogia do Conceito e sua possível aplicabilidade nas salas de aulas do Ensino Médio, veiculada pelas abordagens dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari e com o intuito de compreender os possíveis efeitos, contribuições e impactos no Ensino de Filosofia. Como base teórica para tal utilizamos das contribuições teóricas de filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, norteados pela obra O que é a Filosofia? (1992), entre outros pesquisadores que venham a contribuir com a investigação acerca das contribuições do Ensino de Filosofia. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de buscar estratégias que estimulem o filosofar nas aulas de Ensino Médio, que proporcionem momentos investigativos, problematizadores, que possibilitem pensar a criação de conceitos. Sobre este último aspecto, denotamos a característica marcante da Filosofia na apreensão filosófica de Deleuze e Guattari. Por fim, pretendemos analisar a proposta filosófica sobre a Pedagogia do Conceito no Ensino de Filosofia, bem como destacar uma proposta de Ensino de Filosofia orientada pela Pedagogia do Conceito

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASPIS, Renata Lima; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

BIANCO, Giuseppe. Gilles Deleuze Educador: sobre a Pedagogia do Conceito. Disponível em: Acesso em: 09 set. 2016.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases Curriculares. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em: 08 set. 2016.

______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 2, 2006.

______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. 3. Ed. – Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

______. Metodologia do Ensino de Filosofia: Uma Didática Para o Ensino Médio. Campinas: Papirus, 2012.

JUNOT, Cornélio Matos. Ensino de Filosofia: Questões Fundamentais. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014.

______. Filosofia: Caminhos do Ensinar e Aprender. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.

Downloads

Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

FILOSOFIA E ENSINO DE FILOSOFIA