EM TORNO AOS DESAFIOS, AS LUTAS E AS CONQUISTAS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.42134Palavras-chave:
Filosofia da educação, Filosofia e ensinoResumo
Ensinar Filosofia ou Ensinar a Filosofar? Pra que serve o ensino de Filosofia? Por que ocupar jovens estudantes com conteúdos e discussões filosóficas? Pra que Filosofia na estrutura curricular do Ensino Médio? Trata-se de Ensino de Filosofia ou de Educação Filosófica? Estas e outras questões ocupam diuturnamente professoras e professores de Filosofia em formação e, igualmente, mobilizam docentes pesquisadoras e pesquisadores dos muitos cursos de licenciatura em Filosofia que resistem pedagógica e politicamente nas universidades brasileiras. Estas são questões clássicas, às quais se somam outras igualmente pertinentes, tais como, quais posturas epistêmica e social pode a educação filosófica oferecer para o jovem estudante e cidadão das escolas brasileiras? A quem interessa a existência da educação filosófica? A quem interessa sua ausência? Qual o perigo da Filosofia? O que pode a Filosofia? O que pode a educação filosófica?
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).