EM TORNO AOS DESAFIOS, AS LUTAS E AS CONQUISTAS DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA

Autores

  • Flávio José de Carvalho UFCG
  • Valter Ferreira Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.42134

Palavras-chave:

Filosofia da educação, Filosofia e ensino

Resumo

 

Ensinar Filosofia ou Ensinar a Filosofar? Pra que serve o ensino de Filosofia? Por que ocupar jovens estudantes com conteúdos e discussões filosóficas? Pra que Filosofia na estrutura curricular do Ensino Médio? Trata-se de Ensino de Filosofia ou de Educação Filosófica? Estas e outras questões ocupam diuturnamente professoras e professores de Filosofia em formação e, igualmente, mobilizam docentes pesquisadoras e pesquisadores dos muitos cursos de licenciatura em Filosofia que resistem pedagógica e politicamente nas universidades brasileiras. Estas são questões clássicas, às quais se somam outras igualmente pertinentes, tais como, quais posturas epistêmica e social pode a educação filosófica oferecer para o jovem estudante e cidadão das escolas brasileiras? A quem interessa a existência da educação filosófica? A quem interessa sua ausência? Qual o perigo da Filosofia? O que pode a Filosofia? O que pode a educação filosófica?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-10-2018