O LUGAR E A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41673Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Ensino Superior, Licenciatura.Resumo
O presente texto se baseia no primeiro momento de uma pesquisa que está em desenvolvimento no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e que se destina ao estudo acerca da importância e das contribuições do estudo da Filosofia nos cursos de Licenciatura do CFP, a fim de verificar como a Filosofia colabora na formação dos graduandos, em especial dos futuros professores e professoras da educação básica. Numa primeira vigência (2017-2018), a pesquisa concentrou-se num estudo bibliográfico-documental sobre essa temática e nesse texto traz algumas considerações acerca do papel da universidade na sociedade atual, desde algumas considerações sobre a análise desenvolvida por Boaventura Santos e reflete a importância de considerar no ensino filosófico aquilo que chama de uma Filosofia para não filósofos.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, J. A. Relatório de Atividades do Diretor do CFP/UFPB. Cajazeiras-PB, 1984. 52pg.
BRASIL. Casa Civil. Lei N° 10.419, de 9 de abril de 2002. Criação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Brasília,2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10419.htm>. Acesso em: 07 de nov. 2015.
CARVALHO, F. Educação filosófica como resistência: considerações iniciais sobre a pedagogia da imaginação como contraconduta. In ALENCAR, M. V. et al. Filosofar e ensinar a filosofar. São Paulo, ANPOF, 2017.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução Lucia Pereira de Lucena-Guerra; Ana Bustamante. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2009.
FILHO, J. A. C. Reestruturação urbana de Cajazeiras-PB influenciada pela implantação e expansão do setor de ensino superior. TCC (Licenciatura em Geografia) Universidades Federal de Campina Grande, Cajazeiras: UFCG, 2015.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma T. Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GALLO, S. Deleuze e a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SANTOS, B. S.; FILHO, N. A. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. COIMBRA: [s.n.], 2008.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Praxis. 4. ed. Tradução Luiz Fernando Cardoso. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).