PENSAMENTO E EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: CAMINHAR ENTRE FORMAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO A PARTIR DA FILOSOFIA PARA/COM CRIANÇAS

Autores

  • Maria Reilta Dantas Cirino
  • Ana Priscila da Silva Alves
  • Joseane Maria dos Santos
  • Maria Andreia Carneiro Cruz
  • Raíssa Santana dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41662

Palavras-chave:

Filosofia para/com crianças, Experiência, Diálogo.

Resumo

: Partimos da ideia de que a filosofia é uma prática e um modo de vida da qual todas as pessoas podem se aproximar. Essa compreensão nos aproxima da proposta teórica e prática elaborada pelo filósofo americano Matthew Lipman no século XX, precisamente nos fins de 1960 e introduzida no Brasil em 1980. Nos fundamentamos nos estudos de Lipman, e, posteriormente, com nossa aproximação aos estudos e práticas em desenvolvimento no Brasil pelo professor Walter Omar Kohan, os quais apontam para a reelaboração da proposta de filosofia para crianças, criada por Lipman, convertendo-a em filosofia “com” crianças. A proposta de Kohan se diferencia da proposta de Lipman, especialmente por não apresentar um currículo pré-definido, constituindo-se em uma maneira mais aberta de compor, com a participação das crianças, experiências de pensamentos. Nesse sentido, temos nos perguntado, a partir das atividades em desenvolvimento em projetos de pesquisa e extensão: é possível fazer filosofia com crianças? Tal pergunta tem nos movido e nos aproximado a experienciar várias tentativas de estudos e de práticas/fazeres de filosofia para/com crianças na universidade e em escolas públicas e privadas no município de Caicó/RN. A proposta desse texto é apresentar e ao mesmo tempo refletir sobre o caminho trilhado pelas atividades de formação, pesquisa e extensão em desenvolvimento através do Curso de Licenciatura em Filosofia de Caicó/UERN/RN, envolvendo a temática de filosofia para/com crianças no período de 2008 a 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CIRINO, M. R. D. Filosofia com Crianças: cenas de experiências em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de Janeiro/RJ: NEFI, 2016 (Coleção Teses e Dissertações: 2).

DANIEL, Marie-France. A filosofia e as crianças. Prefácio de Matthew Lipman. Tradução de: Luciano Vieira Machado. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.

GALLO, Sílvio. O problema e a experiência do pensamento: implicações para o ensino de filosofia. In: BORBA, Siomara; KOHAN, Walter. (Orgs.). Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 115 – 130.

______. mínimo múltiplo comum. In: RIBETTO, Anelice. (Org.). políticas, poéticas e práticas pedagógicas (com minúsculas). Rio de Janeiro, Lamparina: FAPERJ, 2014. p. 20 – 33.

JAY, Martin. Cantos de experiência. Buenos Aires: Paidós, 2009.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

KOHAN, Walter Omar; WUENSCH. Ana Míriam. Filosofia para crianças: A tentativa pioneira de Matthew Lipman. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

______. OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

______. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lúcia Maria Silva Kennedy. São Paulo: Summus, 1990.

______; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

WALLON, Henri. Evolução psicológica da criança. Trad. Ana Maria Bessa. Lisboa: Edições 70. 1968.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. Edição Ridendo Castigat Mores. Versão para eBook. Apresentação de Nélson Jahr Garcia. 2001.

GALVÃO. Izabel. Henri Wallon: Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA, LUGARES DIVERSOS E VARIADOS DESAFIOS