POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS FILOSÓFICAS SOBRE O TEMA DA LIBERDADE COMO CAMINHO PARA EXERCITAR A AMPLITUDE MENTAL

Autores

  • Leandro Correia dos Santos
  • Marcelo Alves Santos
  • Nélio Vieira Melo
  • Maria Betânia do Nascimento Santiago

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41669

Palavras-chave:

Ensino Médio, Amplitude mental, Liberdade, Ensino de Filosofia.

Resumo

Perguntando-se sobre o significado e o papel concreto do ensino de Filosofia no ensino médio, num tempo em que esta disciplina, recém-chegada ao currículo, já está ameaçada de sair dele, vê-se a necessidade de evidenciar as justificativas já debatidas que a levaram ao quadro das disciplinas obrigatórias. Defende-se aqui que uma das tarefas do ensino de Filosofia é promover a amplitude mental dos estudantes. Essa pretensão exige metodologias adequadas, tal como a proposta presente neste texto de debates, numa sequência didática que ocuparia todo um bimestre, em torno do tema da liberdade. Essa experiência elaborada como proposta e vivenciada como experiência representa, por si só, o exercício do filosofar, um posicionamento político e um aprimoramento profissional.

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Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA, OLHARES E METODOLOGIAS