O PENSAMENTO HELENÍSTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS OBRAS DISPONIBILIZADAS PELO PNLD
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41671Palavras-chave:
livros didáticos, filosofia helenística, fragmentos de textos.Resumo
o artigo apresenta uma análise comparativa dos livros de filosofia do Ensino médio disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015 à rede pública de educação brasileira, especificamente os temas e questões em torno dos filósofos helenísticos. Para isso, observamos os conceitos e o uso de fragmentos de textos filosóficos que colaborem para a compreensão das temáticas pelos estudantes, bem como a realização de um trabalho mais completo pelos professores. Das conclusões da pesquisa, notamos que a maioria das obras apresentam conceitos de pensadores helenísticos, mas, com poucas exceções, não deram atenção à questão do uso de fragmentos de textos.Downloads
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 5ª ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2013.
GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2013.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 2ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 2014.
COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. 2ª ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2013.
MEIER, Celito. Filosofia: por uma inteligência da complexidade. 2ª ed. Belo Horizonte: Ed. Pax, 2014.
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: filosofia: ensino médio. Brasília, 2014. 52p.
RATIER, Rodrigo e SOARES, Wellington. Livro didático: como usá-lo com equilíbrio. Nova escola. Fortaleza, 09/07/2017. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1731/livro-didatico-como-usa-lo-com-equilibrio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).