O TRABALHO DOCENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS:
PERSPECTIVAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ (DCRC) PARA A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i5.49925Palavras-chave:
Educação Básica, Políticas Públicas, BNCC, Currículo, Ciências HumanasResumo
O presente artigo objetiva refletir sobre a presença e desenvolvimento do texto da Ciências Humanas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) do Ceará, chamada de Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Buscou-se resgatar sua história, a construção e o modo como o processo de implementação está se desenvolvendo no Ceará. Das etapas que constituem a metodologia estão a pesquisa bibliográfica, que teve como fonte documentos oficiais do Ministério da Educação e outros produzidos no Estado do Ceará, entres os quais: Constituição (1988), LDB (1996), PCNEM (1999), PCN + (2002) e, mais recentemente, DCNEM (2018), além do Escola Viva e Escola Aprendente, documentos produzidos a nível estadual, respectivamente em 2005 e 2006. Outras obras analisadas foram os livros que auxiliaram na definição dos possíveis conteúdos que estarão presentes no DCRC. Junto a ela, a pesquisa-ação também foi utilizada como estratégia metodológica de pesquisa, já que os participantes são observadores, mas também agentes do processo. Os resultados parciais decorrem das conclusões das revisões bibliográficas, que estão presentes dentro do texto da DCRC, e nos levou a reflexões e ações sobre currículo e políticas públicas para a produção da BNCC no Estado do Ceará, ainda em processo de desenvolvimento.
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