MESTRADO PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIAS DOCENTES PARA O ENSINO FILOSÓFICO DA FILOSOFIA

Autores

  • José Teixeira Neto
  • Magnun Luiz Luiz de Oliveira
  • Sueny Nóbrega Soares de Brito

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41675

Palavras-chave:

Experiência, Ensino, Filosofia.

Resumo

O objetivo desse texto é apresentar duas experiências que incluem pensar o ensino da filosofia a partir da experiência docente de professores da educação básica, que foram supervisores do PIBID e hoje são alunos do PROF-FILO. No primeiro momento, Magnun Luiz de Oliveira apresenta o “ensino menor de filosofia” através da experiência do consultório filosófico, projeto do Subprojeto Filosofia do PIBID da UFRN/Natal. Depois, Sueny Nóbrega Soares de Brito traz “a experiência de si no processo de ensinar e aprender no ensino de filosofia”, que retoma a experiência própria de ensinar filosofia a partir das discussões suscitadas no mestrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm#art1>. Acesso em: 15/06/2017 (Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio).

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm#art1> Acesso em: 15/06/2017 (Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, ...).

CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009. (Coleção Ensino de Filosofia).

Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27. jul./dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 de maio de 2017.

DELEUZE, Gilles. Conversações. 3ª Ed. São Paulo: Ed. 34, 2013.

GALLO, Silvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. ETHICA. Rio de Janeiro, V.13, N.1, P.17-35, 2006.

GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: O paradoxo de aprender e ensinar. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009. (Coleção Ensino de Filosofia).

LARROSA, Jorge. Desejo de realidade – Experiência e alteridade na investigação educativa. In: BORBA, Siomara; KOHAN, Walter (Org.). Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

______. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011.

______. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Espanha: Universidade de Barcelona, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 17 de maio de 2017.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Do ensino da filosofia: estratégias interdisciplinares. Educação em Revista, Marília, v.12, n.1, p.81-96, Jan.-Jun., 2011. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1539>. Acesso em 19/03/2018.

Downloads

Publicado

27-10-2018

Edição

Seção

O ENSINO DE FILOSOFIA E O MESTRADO PROF-FILO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)