MESTRADO PROFISSIONAL: EXPERIÊNCIAS DOCENTES PARA O ENSINO FILOSÓFICO DA FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i3.41675Palavras-chave:
Experiência, Ensino, Filosofia.Resumo
O objetivo desse texto é apresentar duas experiências que incluem pensar o ensino da filosofia a partir da experiência docente de professores da educação básica, que foram supervisores do PIBID e hoje são alunos do PROF-FILO. No primeiro momento, Magnun Luiz de Oliveira apresenta o “ensino menor de filosofia” através da experiência do consultório filosófico, projeto do Subprojeto Filosofia do PIBID da UFRN/Natal. Depois, Sueny Nóbrega Soares de Brito traz “a experiência de si no processo de ensinar e aprender no ensino de filosofia”, que retoma a experiência própria de ensinar filosofia a partir das discussões suscitadas no mestrado.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm#art1>. Acesso em: 15/06/2017 (Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio).
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm#art1> Acesso em: 15/06/2017 (Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, ...).
CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009. (Coleção Ensino de Filosofia).
Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27. jul./dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 de maio de 2017.
DELEUZE, Gilles. Conversações. 3ª Ed. São Paulo: Ed. 34, 2013.
GALLO, Silvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. ETHICA. Rio de Janeiro, V.13, N.1, P.17-35, 2006.
GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia: O paradoxo de aprender e ensinar. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009. (Coleção Ensino de Filosofia).
LARROSA, Jorge. Desejo de realidade – Experiência e alteridade na investigação educativa. In: BORBA, Siomara; KOHAN, Walter (Org.). Filosofia, aprendizagem, experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
______. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011.
______. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Espanha: Universidade de Barcelona, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em: 17 de maio de 2017.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Do ensino da filosofia: estratégias interdisciplinares. Educação em Revista, Marília, v.12, n.1, p.81-96, Jan.-Jun., 2011. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1539>. Acesso em 19/03/2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).