SERIA MICHEL FOUCAULT UM FILÓSOFO ESTRUTURALISTA?
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v11i1.46894Palavras-chave:
estruturalismo, sujeito, história, transformações, genealogia.Resumo
Acreditamos que rotular é uma tarefa que não possui valor intrínseco. Dessa forma, nosso objetivo aqui não consiste em definir se classificar Foucault como um filósofo estruturalista está certo ou errado, mas utilizar-se desta indagação para explorar em que sentido o autor se aproxima e em que sentido se afasta do estruturalismo. Assim, a principal meta do artigo é explorar, elucidar e problematizar alguns pontos específicos, como a filosofia do sujeito, a visão descontínua da história, a análise das transformações e o método genealógico. Talvez seja possível entender o pensamento de Foucault como suficientemente original e autônomo, sem que com isso seja necessário rejeitar seus vínculos com o pensamento de seu tempo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Inês Lacerda. Foucault e a crítica do Sujeito. 2. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2008.
DOSSE, François; História do Estruturalismo: O campo do signo – 1945/1966. Volume I. Tradução de Álvaro Cabral. Bauru, SP: Edusc, 2007.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 11. ed. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
______. O Dossier: Últimas entrevistas. Tradução de Ana Maria de A. Lima e Maria da Glória R. da Silva. Rio de Janeiro: Livraria Taurus, 1984.
______. Arqueologia das ciências e História dos Sistemas de Pensamento: Ditos e escritos. Vol. II. Tradução de Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
______. Ética, sexualidade, política: Ditos e escritos. Vol. V, 2. ed. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
______. Estratégia, Poder-Saber: Ditos e escritos. 2. ed. Vol. IV. Tradução de Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a.
______. Repensar a política: Ditos e escritos. Vol. VI. Tradução de Ana Lúcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010b.
______. Genealogia da ética, Subjetividade e Sexualidade. Ditos e escritos. Vol IX. Tradução de Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a.
______. Filosofia, Diagnóstico do Presente e Verdade. Ditos e escritos. Vol. X. Tradução de Abner Chiquieri. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014b.
MACHADO. Foucault, a ciência e o saber. 3. ed. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).