RICHARD RORTY LEITOR DE RAWLS:
UMA TEORIA DA JUSTIÇA SOB A ÓTICA PÓS-MODERNA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v12i2.59376Palavras-chave:
justiça, pós-modernidade, John Rawls, Richard RortyResumo
Herdeiro filosófico do contratualismo kantiano, filósofo analítico e comprometido com a tarefa tradicional de fornecer fundamentos, conselhos e até mesmo um sistema que nos coloque na direção segura acerca das deliberações sobre o conceito de justiça, John Rawls é um filósofo que se enquadra nos moldes da filosofia tradicional, produzida no meio acadêmico. Richard Rorty, por sua vez, embora, assim como Rawls, tenha construído carreira em universidades tradicionais de renome, optou por um viés um tanto quanto iconoclasta, não apenas criticando toda a metafísica ocidental, mas a própria modernidade. Seria possível conciliar ambos os pensamentos e ler a obra-prima de Rawls – Uma teoria da justiça – sob uma ótica pós-moderna? Este artigo vista investigar esta possibilidade.
Downloads
Referências
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 15. ed. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.
RAWLS, John. Justiça como equidade: uma reformulação. Tradução de Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
RAWLS, John. Uma teoria da Justiça. 4. ed. Tradução de Jussara Simões. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
RORTY, Richard. Objetivismo, relativismo e verdade: Escritos filosóficos I. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
STANLEY, Jason. Como funciona o fascismo: a política do “nós” e “eles”. 2. ed. Tradução de Bruno Alexander. Porto Alegre: L&PM, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Daniel Luis Cidade Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).