CIDADANIA, URBANIDADE E DIÁLOGO:
OBSERVAÇÕES A PARTIR DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v10i5.49592Palavras-chave:
Gadamer, Cidadania, Compreensão, Práxis, DiálogoResumo
Este artigo pretende problematizar, a partir da abordagem de Gadamer sobre a práxis, a recuperação de uma noção de cidadania compatível com as atuais demandas do compreender, questão-chave da hermenêutica filosófica. Tal questionamento da condição de cidadão indica uma possibilidade da tematização da situação básica de ser-no-mundo-com-os-outros (togetherness) que, por conseguinte, é pensada como um dos aspectos fundamentais para a reflexão acerca da cidade como um espaço linguístico-comunitário de convivência básica com os outros. Tal tarefa encontra-se situada em um momento comum contemporâneo, marcado pela incapacidade para o ‘diálogo’, dificultando assim a manutenção da própria condição comum cidadã. Desta forma, discutir a relação entre cidadania e urbanidade surge como um caminho para repensarmos nosso modo de ser dialógico, base existencial da relação com os outros em torno do que é comum.
Downloads
Referências
CACCIARI, M. A Cidade. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010.
GADAMER, H. G. A Razão na Época da Ciência. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.
GADAMER, H. G. Education is Self‐Education. In Journal of Philosophy of Education, Vol. 35, Issue 4, Nov. 2001, p. 529-538.
GADAMER, H. G. Hermeneutics and Social Science. In Cultural Hermeneutics 2, 1975, p. 307-316.
GADAMER, H. G. Verdade e Método II. Petrópolis: Vozes, 2002.
HEIDEGGER, M. The Question concerning technology. In HEIDEGGER, M. Basic Writings. New York: Harper Collins, 1977, p. 307-341.
HOLZER, W. Ser-na-Cidade: por uma arquitetura e urbanismo como lugar. In Pensando: Revista de Filosofia (UFPI), v. 8, 2017, p. 20-32.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).