FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO:

PENSANDO O GÊNERO NO ESPAÇO PÚBLICO E PRIVADO.

Autores

  • Isabel Cristina Soares Tebaldi Gomes português

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v11i3.53758

Palavras-chave:

Filosofia, Gênero, Ensino Médio

Resumo

O presente artigo visa apresentar novas propostas para refletir a temática gênero a partir do ensino de filosofia para o Ensino Médio. O ensino da filosofia não é apenas uma necessidade curricular, mas uma grande aliada para o desenvolvimento do conhecimento através da autonomia do pensar, principalmente repensar as novas demandas que hoje se fazem presentes e atuais na sociedade brasileira, como é o caso do ensino de filosofia e seu recorte de gênero. Com isto, a escola é o espaço público projetada através da lógicas das diferenças propiciando o aprofundamento de conhecimentos através da diversidade, sendo o estudo da filosofia de gênero, ferramenta de grande destaque, entre as quais escolhemos alguns trechos  serem trabalhados em sala de aula com as obras das autoras: Sojourner Truth, Silvia Federici ,Judith Butler e Djamila Ribeiro, as quais contribuem para entender questões atinentes ao como pensar, por que se pensar as relações de gênero, ressaltando a importância desta abordagem filosófica para a construção de um espaço inclusivo e participativo no espaço público e para que seja possível levar esta construção do pensar para além da escola, fazendo parte do espaço privado dos estudantes, da família e da comunidade em que vivem.

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Publicado

08-10-2020

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA E QUESTÕES DE GÊNERO (2020)