DIVERSIDADE DE GÊNERO EM DEBATE:
UMA PROPOSTA DE ENFRENTAMENTO DE PRECONCEITOS EM AULAS DE FILOSOFIA
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v11i3.53934Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Debate, Gênero, Racionalidade Comunicativa, HabermasResumo
O artigo apresenta um procedimento de “debate comunicativo” para o enfrentamento argumentativo de preconceitos sobre a diversidade de gênero por estudantes do Ensino Médio no ensino-aprendizagem de Filosofia. Para esse processo, eles se apropriaram do emaranhado conceitual da “racionalidade comunicativa” habermasiana para a validação dos atos de fala. Conceitos como compreensão, verdade, sinceridade/correção, além de entendimento mútuo e patriotismo constitucional, nortearam as aulas de Filosofia e visavam, por meio de debates, despertar nos estudantes o valor da construção coletiva de competências comunicativas, apontando-as para interseções dialogais. O objetivo central dessa atividade foi mostrar como o entendimento mútuo entre colegas de sala é um fator de superação da atual contingência sociocultural, marcada por preconceitos e discriminações em relação à população LGBTQI+ na sociedade e, principalmente, no mundo da escola.
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